Nova loja de departamentos em Ludwigsfelde: reciclagem e pechinchas combinadas!
No dia 1º de junho de 2025, a “Casa dos Pequenos Prêmios” foi inaugurada em Ludwigsfelde para promover a ajuda social e a reciclagem.

Nova loja de departamentos em Ludwigsfelde: reciclagem e pechinchas combinadas!
No dia 1º de junho foi inaugurada em Ludwigsfelde a “Casa dos Pequenos Preços”, outro pilar da loja de departamentos solidária da Associação Ludwigsfeld para Gestão Social em Brandemburgo (Solbra). A nova localização está localizada na antiga filial Kik na Potsdamer Straße 55 e expande a gama existente de produtos em segunda mão. Mas o que exatamente os clientes podem esperar da nova loja?
A oferta da loja recém-inaugurada inclui principalmente calçado e têxteis e utiliza duas áreas de vendas e de trabalho, o que significa também que a loja existente na Potsdamer Straße 57a permanece aberta e vende móveis, tecnologia e utensílios domésticos. “Com essa inauguração, ampliamos nossa oferta e criamos ainda mais espaço para o consumo sustentável”, explica a diretoria da Solbra.
Uma rede forte para o meio ambiente e a sociedade
É interessante que a abertura da “Casa dos Pequenos Preços” tenha sido possível graças a um projeto piloto de reciclagem inovador em colaboração com a South Brandenburg Waste Purpose Association (SBAZV). Isso apoia o projeto e cobre os custos de aluguel da nova loja. Na região, a Solbra coleta semanalmente 1.500 quilos de roupas velhas de 13 contêineres têxteis, separa e vende peças bem conservadas.
Esta iniciativa não só beneficia o ambiente, mas também sublinha a importância da recolha separada de resíduos têxteis. A partir de 1 de janeiro de 2025, a exigência de recolha seletiva de têxteis entrará em vigor na Alemanha, o que significa que 50% dos resíduos devem ser reciclados. Um desafio que não se limita apenas a Lünen e Brandemburgo, mas também afecta cidades maiores como Riga, onde os residentes provaram ter poupado mais de 14 milhões de euros com a triagem de resíduos em 2022.
Um olhar para além das fronteiras – evitar resíduos como objetivo comum
Em Ludwigfelde e Riga há esforços para melhorar a gestão de resíduos. O que isto significa para os lituanos é que a reciclagem de embalagens e resíduos de vidro aumentou e cada vez mais famílias conseguem reduzir os seus custos de gestão de resíduos. “Com contentores especiais para materiais recicláveis e novas medidas para promover a separação de resíduos, o nosso objetivo é exceder as médias da UE na gestão de resíduos separados”, relata a Portaria da Cidade de Riga.
A quantidade de resíduos têxteis recolhidos na Alemanha foi de 175.000 toneladas em 2023, um aumento de 55 por cento em comparação com 2013. Estes números mostram que é cada vez mais importante não eliminar roupas velhas e têxteis usados com resíduos residuais, mas sim reciclá-los. Uma responsabilidade que cada indivíduo carrega.
O horário de funcionamento da “Casa dos Pequenos Preços” é flexível: a loja têxtil funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. e sábados, das 10h às 14h. A loja de móveis, tecnologia e utensílios domésticos permanece fechada aos sábados, mas também funciona no mesmo horário, de segunda a sexta-feira. Isto dá aos cidadãos muitas oportunidades de fazer compras de forma sustentável e não só poupar dinheiro, mas também fazer algo de bom para o ambiente.
Para quem procura uma pechincha ou um novo item preferido, vale a pena uma visita à “Casa dos Pequenos Preços” - um passo na direção certa para um consumismo responsável e ambientalmente consciente.
Mais informações podem ser encontradas nos relatórios de maz-online.de, riga.lv e destatis.de.