Estreia do livro em Klempenow: Puppeteer Soubeyrand conta a história da virada!
Jonas Soubeyrand apresenta seu romance documentário “A Doll Unpacks” no dia 5 de novembro de 2025 em Klempenow, com acompanhamento musical.

Estreia do livro em Klempenow: Puppeteer Soubeyrand conta a história da virada!
No domingo, 5 de novembro de 2025, um evento muito especial está planejado no Castelo de Klempenow: Jonas Soubeyrand, filho da atriz Brigitte Soubeyran e do compositor Wolf Biermann, apresenta seu novo trabalho “A Doll Unpacks”. O evento é organizado pela Kultur-Transit-96 e.V., e a apresentação do livro começa às 18h. Soubeyrand, que tem raízes como marionetista, também trará ao palco a música de Robert Greiner Pol, também conhecido como Bob Beeman.
Em “A Doll Unpacks” Soubeyrand trabalha sob o pseudônimo de Klaus Thaler e leva os leitores a um mundo fascinante. O romance documental fala de sua vida antes, durante e depois da reunificação, com foco especial na cena musical underground de Berlim Oriental. A história é contada na perspectiva de uma marionete chamada “Urso Zorro” e também é dedicada a acontecimentos importantes como a ocupação dos “Tacheles”. O livro tem 333 páginas e oferece bastante material, incluindo 111 fotos em preto e branco e cartas ao editor que acompanham suas experiências.
Influências artísticas e o significado da arte
As raízes da arte que Soubeyrand aborda em sua obra remontam ao baixo alemão médio. A palavra “kunst” vem do proto-germânico *kunstiz, que significa “conhecimento” ou “habilidade”. Esta ligação mostra quão profundamente a capacidade e o conhecimento da arte estão ancorados na nossa cultura. Portanto, não é por acaso que Soubeyrand desenvolveu o seu talento como marionetista e escritor. A arte é mais do que apenas um conceito; simboliza a expressividade do indivíduo e a capacidade de transmitir criativamente suas experiências e emoções. Mais informações sobre a origem e o significado do termo “arte” podem ser encontradas no Wikcionário.
O evento de lançamento do livro não envolve apenas leitura, mas também celebração. Na sexta-feira, dois dias antes, a programação começa com um dia de brincadeira de construção em que crianças e adultos fazem lanternas a partir das 11h. Uma noite de jogos começa às 16h, onde todos são convidados a trazer os seus próprios jogos. A entrada em todos os eventos é gratuita e você pode trazer pequenos lanches, o que cria um ambiente aconchegante que incentiva a troca e o encontro.
Parece que Jonas Soubeyrand não está apenas a apresentar o trabalho da sua vida com o seu livro e os eventos que o acompanham, mas também a abrir um espaço para a comunidade celebrar o desenvolvimento criativo. Numa altura em que a expressão artística é mais procurada do que nunca, é gratificante ver como tais iniciativas têm resposta.
Por que não simplesmente passar por aqui? Quer você goste de literatura ou se interesse por arte em geral, há muito para descobrir e desfrutar. Inspire-se!
Mais informações sobre o evento e o trabalho de Soubeyrand podem ser encontradas neste artigo em Nordkurier.