Dirigindo sem fronteiras: Pessoas cegas experimentam a liberdade ao volante em Groß Dölln!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Groß Dölln, 150 pessoas cegas e com deficiência visual experimentaram liberdade e inclusão no evento de condução, acompanhadas por instrutores de condução experientes.

In Groß Dölln erlebten 150 Blinde und Sehbehinderte beim Fahrevent Freiheit und Inklusion, begleitet von erfahrenen Fahrlehrern.
Em Groß Dölln, 150 pessoas cegas e com deficiência visual experimentaram liberdade e inclusão no evento de condução, acompanhadas por instrutores de condução experientes.

Dirigindo sem fronteiras: Pessoas cegas experimentam a liberdade ao volante em Groß Dölln!

No sábado, um dia especial aconteceu em Groß Dölln para cerca de 120 pessoas cegas e com deficiência visual. Num evento de condução organizado pela *Associação Geral para Cegos e Deficientes Visuais de Berlim (ABSV)*, os participantes tiveram a oportunidade de se sentarem ao volante de um veículo. Este evento, que acontece desde 1993, oferece às pessoas autodeterminação, coragem e sensação de liberdade.

Como relata *nordkurier.de*, os participantes viveram momentos de felicidade ao atravessarem o terreno do Centro de Condução em Groß Dölln em vários veículos, incluindo 45 carros, três ônibus, dois caminhões e uma motocicleta. O instrutor de direção Andreas Grabow também esteve no local sob um clima excelente, acompanhando seu aluno com deficiência visual, Stephan Heinke, em um Mercedes de 220 cv.

Um evento cheio de emoções

Estas aulas especiais de condução não são apenas uma experiência emocionante, mas também uma oportunidade valiosa para vivenciar de perto os desafios do trânsito rodoviário. Este evento não só transmite diversão ao dirigir, mas também treina instrutores de direção que podem obter informações sobre as necessidades das pessoas cegas e com deficiência visual. Um cego de 16 anos, Adrian Quint, explicou que dirigir lhe dá uma sensação de liberdade.

Para Michaela Beyer, de 64 anos e que participa pela primeira vez na formação de condução, esta foi uma oportunidade especial, pois não conseguiu concluir a formação na escola de condução devido à sua deficiência visual. O evento continua atraindo participantes em busca de uma experiência emocionante e uma sensação de empoderamento. Afinal, muitos deles já participaram diversas vezes.

Treinamento de segurança no trânsito

Para encerrar o evento, Annika Senff e André Lorenz da DEKRA ofereceram um simulador de capotamento, enquanto um simulador de impacto da TÜV Rheinland mostrou o que acontece se você bater em um obstáculo a 15 km/h. Essas simulações são uma parte importante do programa e ajudam a aumentar a conscientização sobre os perigos do trânsito.

A organização em que assenta o evento não só oferece aos participantes o prazer de condução gratuito, mas também visa promover a inclusão e a união. Esta iniciativa é apoiada pelo compromisso voluntário da Associação de Instrutores de Condução de Berlim, que garante o bom funcionamento do evento. Como enfatiza *absv.de*, o transporte gratuito de Berlim para Groß Dölln e vice-versa também é organizado.

Todos os interessados ​​tiveram a oportunidade de conhecer este evento único como convidados ou representantes da mídia no local e lidar com os desafios e experiências dos participantes. Este evento é um excelente exemplo de como as iniciativas comunitárias podem levar a uma maior compreensão e aceitação na vida quotidiana das pessoas com deficiência.