Dica errada: Turista dá quase 185 euros na Itália!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um autor relata a sua experiência de gorjetas em Itália, onde quis, por engano, dar quase 185 euros, e explica a cultura das gorjetas.

Ein Autor berichtet über sein Trinkgelderlebnis in Italien, wo er irrtümlich fast 185 Euro geben wollte, und erklärt die Trinkgeldkultur.
Um autor relata a sua experiência de gorjetas em Itália, onde quis, por engano, dar quase 185 euros, e explica a cultura das gorjetas.

Dica errada: Turista dá quase 185 euros na Itália!

Férias em família na Itália podem trazer surpresas desagradáveis, como um autor que recentemente quase deu uma gorjeta de 185 euros. O incidente ocorreu em um hotel com pensão três quartos, onde a família pôde desfrutar de farto café da manhã, lanche da tarde e jantar. O autor, que se dispôs a pagar pelas tão esperadas férias, ficou globalmente satisfeito com o serviço. Estamos economizando para essas férias há mais de um ano.

No hotel onde foi autorizado a ficar com a família, foi solicitado na recepção uma gorjeta. O autor não considerou isso indelicado, mas sua reflexão começou sobre o tamanho usual da gorjeta na Itália. Inicialmente, ele queria dar 5% do valor total, que lhe foi mostrado na tela de pagamento. Mas quando viu a quantia de 185 euros, achou esses 5% ultrajantes e finalmente decidiu dar uma gorjeta de 20 euros em dinheiro.

Gorjetas na Itália – O que é habitual?

O tema das gorjetas em Itália é frequentemente controverso, especialmente na indústria da restauração. Os costumes culturais variam muito de região para região. Em Itália, as gorjetas não são a principal fonte de rendimento dos trabalhadores, mas são vistas mais como um reconhecimento pelo bom serviço prestado. Em restaurantes de luxo, muitas vezes há um coperto, uma taxa fixa para móveis de mesa, que está incluída na conta. Isso às vezes torna desnecessárias dicas adicionais.

Os tamanhos de gorjeta mais populares geralmente ficam entre cinco e dez por cento do valor da conta. A gorjeta é menos comum em bares e cafés, embora deixar troco seja muito valorizado. A equipe espera uma gorjeta, mas muitas vezes ela é deixada discretamente sobre a mesa e não é dada diretamente na mão. Esses costumes aplicam-se especialmente em regiões frequentadas por turistas.

O que os viajantes devem prestar atenção

É importante que os viajantes se familiarizem com as condições locais. Embora a gorjeta seja uma prática comum em restaurantes, nas trattorias rurais é aconselhável usar algumas expressões italianas básicas, como “per favore” (por favor) ou “prego” (com prazer). Isso pode facilitar a comunicação e ajudar a criar uma experiência positiva.

Ao viajar pela Itália, seja em restaurante, táxi ou cabeleireiro, a gorjeta costuma ficar entre cinco e dez por cento do valor. No entanto, se você valoriza particularmente o serviço, você pode dar mais. No final, o que conta é valorizar o que seus funcionários fazem por você.