Mercados de martelos em Prenzlau insolventes: o que isso significa para os clientes?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A insolvência da Brüder Schlau GmbH afeta os mercados Hammer em Prenzlau e Pasewalk; Anunciadas mudanças na estrutura da empresa.

Insolvenz der Brüder Schlau GmbH betrifft Hammer-Märkte in Prenzlau und Pasewalk; Veränderungen in der Unternehmensstruktur angekündigt.
A insolvência da Brüder Schlau GmbH afeta os mercados Hammer em Prenzlau e Pasewalk; Anunciadas mudanças na estrutura da empresa.

Mercados de martelos em Prenzlau insolventes: o que isso significa para os clientes?

Num passo surpreendente, a Brüder Schlau GmbH & Co KG, empresa-mãe das lojas especializadas “Hammer” e “Schlau”, entrou com pedido de falência por autogestão. O processo foi iniciado no tribunal distrital responsável, mas isto não foi totalmente inesperado para muitos observadores. O parceiro franqueado dos mercados Hammer em Prenzlau e Pasewalk, Sven Krüger, deixou claro que não achou o desenvolvimento surpreendente. A sua visão da situação é moldada pelas atuais condições de mercado que tornam cada vez mais difícil a afirmação das grandes cadeias.

No final de 2024, 24 lojas em toda a Alemanha estavam fechadas. Na primavera de 2025, os funcionários não poderiam mais desfrutar de uma jornada normal de trabalho. Os responsáveis ​​estavam particularmente preocupados com o mercado de Prenzlauer, que cobre uma área de 2.200 metros quadrados. O arrendamento deste local foi rescindido no ano passado, em 30 de setembro de 2025. “O local não está mais atualizado”, diz Krüger, que, como diretor administrativo independente, gostaria de continuar a manter as lojas especializadas em Prenzlau e Pasewalk.

Análise de mercado e reduções de pessoal

Fatores como o declínio das vendas e a concorrência dos fornecedores de Internet estão a dificultar o mercado para os retalhistas fixos. De acordo com Krüger, a relação entre vendas de bilheteria e vendas de pedidos se inverteu. Os televisores estão desaparecendo das vitrines – a tendência é para lojas especializadas menores. No entanto, as negociações com o senhorio sobre uma possível divisão do espaço em dois mercados arrastam-se.

Além disso, o grupo de empresas Brothers Schlau está a planear uma separação organizacional das marcas Hammer e Schlau, o que provavelmente resultará em mais cortes de empregos. Um porta-voz da empresa confirmou esses planos, mas não quis fornecer informações detalhadas sobre os locais afetados ou os termos do contrato. O encerramento da localização da Oehrkstrasse, sobre o qual a empresa ainda não se pronunciou, poderá ser particularmente doloroso. A administração também é afectada pelos cortes e está a ser desenvolvido um plano social em colaboração com os conselhos de empresa para proteger os interesses dos trabalhadores durante esta fase de reestruturação.

Falências como parte do mercado

A explosão destes desenvolvimentos é sublinhada pelas tendências gerais do mercado alemão. Em 2024, um total de 21.812 empresas declararam falência na Alemanha, o que significa um aumento de cerca de 4.000 processos face ao ano anterior. Apesar do aumento, as falências são uma forma comparativamente rara de encerramento de empresas, pelo que a situação económica geral dá actualmente poucos motivos para dar tudo certo. Cada vez mais empresas enfrentam as consequências das crises.

Outro desafio é que mais de 23.000 ex-trabalhadores independentes tiveram de declarar falência devido a dívidas. Os números deixam claro que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo panorama retalhista, muitos empresários ainda mantêm os seus negócios e procuram novas formas de se manterem economicamente activos. Por exemplo, a Krüger anunciou que atenderá todos os pedidos atuais e ao mesmo tempo procurará um novo local em Prenzlau.

A liquidação também começará no dia 30 de junho na loja especializada Hammer em Prenzlau, o que provavelmente atrairá muitos clientes. O foco permanece em como a situação evolui e se a localização de Pasewalk, que continua economicamente viável, pode ser estabilizada.

No geral, este é um momento desafiador para a Brüder Schlau GmbH & Co KG, mas também para muitas outras empresas na Alemanha. No entanto, com as estratégias certas e uma boa mão, novas oportunidades podem ser aproveitadas mesmo em tempos de crise. Os desenvolvimentos futuros ainda estão por ver.

Para obter mais informações, consulte os relatórios de Correio do Norte, Tópicos principais e IFM Bona.