Recarregue suas baterias: Enertrag apresenta uma visão futura para Uckermark

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um evento de informação aos cidadãos ocorreu em Uckermark para recuperar a confiança no projeto “Uckermark Combined Power Plant”.

In der Uckermark fand eine Bürgerinformationsveranstaltung statt, um Vertrauen in das Projekt „Verbundkraftwerk Uckermark“ zurückzugewinnen.
Um evento de informação aos cidadãos ocorreu em Uckermark para recuperar a confiança no projeto “Uckermark Combined Power Plant”.

Recarregue suas baterias: Enertrag apresenta uma visão futura para Uckermark

Na noite de terça-feira da semana passada, um evento de informação aos cidadãos organizado pela Enertrag teve lugar no centro comunitário de Bertikow. O objetivo deste evento foi promover a recuperação da confiança da população e criar uma visão unificada para a futura produção de energia na região. O porta-voz da imprensa, Matthias Rassinger, deixou claro que nenhuma informação seria embelezada ou vendida. Também a diretoria, Dr. Tobias Bischof-Niems esteve no local e explicou aspectos técnicos das iniciativas planejadas.

O prefeito Peter Gerhardt elogiou a cooperação de longa data com a Enertrag, enquanto o gerente regional Marc Transfeld reconheceu a perda de confiança que estava ocorrendo e enfatizou que queriam tentar ativamente restaurá-la. A apresentação central naquela noite foi o projecto “Central eléctrica composta de Uckermark”, que inclui uma combinação de energia eólica, solar, armazenamento e hidrogénio e pretende prometer electricidade barata para a região. Apesar destas perspectivas encorajadoras, algumas questões dos residentes permaneceram sem resposta e levaram ao cepticismo sobre a redução do preço da electricidade, também dados os desafios da produção de hidrogénio em Schwedt.

A região de hidrogênio de Uckermark-Barnim

Um olhar para além do evento mostra que os distritos de Uckermark e Barnim estão a trabalhar com muitos parceiros como parte do projecto “H2 Hydrogen Region Uckermark-Barnim UB” para alcançar a neutralidade climática até 2045. O conceito “Da região para a região” visa transformar a região num local inovador para a produção, armazenamento e utilização de hidrogénio verde. Isto não se destina apenas a satisfazer as necessidades energéticas regionais, mas também a contribuir para um abastecimento de energia seguro e acessível. Curiosamente, esta iniciativa também poderá aumentar a aceitação local das energias renováveis, uma vez que as chamadas “tecnologias verdes” estão a tornar-se cada vez mais importantes na nossa região.

O hidrogénio é cada vez mais visto como um factor-chave no futuro sistema energético. De acordo com isso Agência Federal do Meio Ambiente O hidrogénio desempenha um papel importante na indústria química e é necessário para equilibrar a produção flutuante a partir de fontes de energia renováveis. No entanto, deve também notar-se que a utilização generalizada do hidrogénio é mais ineficiente do que a utilização directa de electricidade renovável. Por exemplo, a utilização de 1 kWh de eletricidade renovável em bombas de calor pode poupar quase 3,3 kWh de gás natural, enquanto apenas cerca de 0,6 kWh podem ser poupados na produção de hidrogénio.

Perguntas abertas e opiniões dos cidadãos

Os temas ruído e qualidade de vida também foram abordados durante o evento, mas muitas dúvidas sobre os níveis sonoros dos eletrolisadores ficaram sem resposta. De acordo com as declarações dos peritos, os cidadãos queriam uma discussão mais aberta em vez de apenas informações provenientes de painéis de peritos. O cepticismo relativamente à distribuição desigual das turbinas eólicas no plano regional de Uckermark/Barnim também não pode ser ignorado. Estas e outras preocupações reflectem o desejo dos residentes de garantir que a qualidade de vida e as preocupações ambientais não percam o foco em questões tão importantes.

Alguns cidadãos apelaram a mais transparência e a uma discussão séria das suas preocupações. Resta saber se a Enertrag está preparada para tocar neste ponto nevrálgico com os cidadãos. Ao participar no evento, os cidadãos já deixaram claro que se preocupam com a sua qualidade de vida e estão dispostos a abordar ativamente estas questões.

Em resumo, pode-se dizer que as ideias e projetos para promover a utilização e produção de hidrogénio na região têm um grande potencial, mas também existem inúmeros desafios e preocupações entre os residentes locais. Se estes projetos podem levar a uma melhoria na qualidade de vida é uma questão estimulante para os próximos anos.