Caos nos trens em Templin: falta de pessoal causa cancelamentos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os trens NEB são cancelados por falta de pessoal. Outras interrupções foram anunciadas em 15 de outubro de 2025 em Templin e arredores.

Züge der NEB fallen aufgrund von Personalmangel aus. Weitere Ausfälle am 15.10.2025 in Templin und Umgebung angekündigt.
Os trens NEB são cancelados por falta de pessoal. Outras interrupções foram anunciadas em 15 de outubro de 2025 em Templin e arredores.

Caos nos trens em Templin: falta de pessoal causa cancelamentos!

Ontem não foi nada tranquilo para muitos passageiros entre Berlim e Templin. A Niederbarnimer Eisenbahn (NEB) não conseguia exatamente deixar as pessoas de bom humor em plataformas frias e ventosas. Como Correio do Norte informou que pelo menos dois trens da linha RB12 foram cancelados devido a uma grave escassez de pessoal. Uma falha de curto prazo de um maquinista deixou os passageiros presos em suas conexões, o que certamente não criou exatamente um bom ambiente entre os passageiros.

Um comboio de acompanhamento chegou passado uma hora, mas os problemas persistentes deixam claro que o horário não está a ser afectado apenas por doenças imprevistas. Um porta-voz do NEB explicou ainda que embora houvesse uma reserva para tais casos, não foi possível responder em tempo útil. A próxima onda de gripe poderá agravar ainda mais a situação, o que significa que são esperadas mais falhas nas próximas semanas. O NEB anunciou mais problemas para hoje, 15 de outubro: O trem de Berlim, que deveria ter chegado a Templin às 7h18, foi cancelado. O trem posterior, às 7h33, com destino a Berlim, também foi cancelado.

Tempos difíceis para a Deutsche Bahn

Uma olhada em toda a situação na Deutsche Bahn é igualmente preocupante. Com Espelho de autoridades Durante a conversa, surgiu um quadro que dificilmente parece melhor: a falta de pessoal e um número crescente de cancelamentos de comboios são agora comuns. Muitas caixas de sinalização, cruciais para o planeamento de viagens ferroviárias, fecham depois da meia-noite, resultando numa rede de vias degradadas e obsolescência técnica. Quase 7.000 cancelamentos de trens por falta de pessoal foram registrados em 2022, e já foram mais de 3.400 no primeiro semestre de 2023.A escassez de trabalhadores qualificados na área de operadores de caixas de sinalização é um grande problema para a Deutsche Bahn.

O sistema é sobrecarregado não só pela ausência de pessoal, mas também pelo excesso de trabalho dos restantes funcionários. Alto notícias diárias Muitos despachantes trabalham até 55 horas por semana e quase não têm fins de semana livres. As altas cargas de trabalho levam a casos frequentes de doenças e continua a crescer a pressão sobre os funcionários para organizar tarefas de curto prazo. As caixas de sinalização mais novas exigem menos pessoal, mas ainda é necessário que alguém esteja no local o tempo todo, o que complica ainda mais a situação.

O olhar para frente

A Deutsche Bahn está ciente das dificuldades e começou a combatê-los. A empresa lançou uma iniciativa de formação para fazer face ao colapso do mercado de trabalho qualificado. No entanto, demorará até ao final de 2025 até que haja despachantes suficientes disponíveis. Muitas vagas continuam por preencher, especialmente no sul da Alemanha, ao mesmo tempo que estão a ser feitas tentativas para preencher rapidamente as vagas no norte da Alemanha.

A situação na indústria ferroviária é tensa e resta esperar que tanto as medidas de curto prazo como os investimentos de longo prazo em formação e tecnologia tenham efeito, a fim de aumentar novamente a fiabilidade da ferrovia em breve.