O BTU Cottbus está indignado com a crescente violência contra estudantes e projetos!
O BTU Cottbus está indignado com a crescente violência contra estudantes e projetos!
Cottbus, Deutschland - A Universidade Técnica de Cottbus-senftenberg (BTU), Brandenburg (BTU), decidiu-se claramente se posicionar contra a discriminação e a violência. Isso é feito contra os antecedentes da crescente preocupação com a atmosfera social em Lusatia. Especialmente nos últimos meses, houve incidentes preocupantes que indicam um aumento na violência correta. Em dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, os estudantes foram perseguidos e atacados em Cottbus. Na noite de 1 de março a 2 de março de 2025, o clube da juventude "Jamm" em Senftenberg foi atacado por mais de 30 pessoas com capuz.
Em 24 de maio de 2025, o projeto residencial alternativo "Cell 79" em Cottbus sofreu um ataque maciço, que é classificado como um ataque presumivelmente certo. Böller e Toches foram jogados contra o prédio, enquanto os atacantes cantaram slogans anti -constitucionais. Segundo relatos, os afetados falam de um ataque de incêndio criminoso. A polícia e a segurança do estado já estão investigando, mas os autores são até agora desconhecidos. A presidente da BTU, Prof. Gesine Grande, expressou profunda consternação sobre a crescente disposição de usar a violência.Medo crescente e responsabilidade social
Em conexão com os ataques, a BTU enfatizou sua responsabilidade por estudantes e funcionários. As faculdades e membros da universidade expressaram sua solidariedade com os afetados. Nos últimos meses, os ataques às instalações da cena esquerda e os clubes de jovens em Südbrandenburg foram repetidos. Cottbus é considerado o ponto de acesso da cena certa, que se reflete no acúmulo de tais ataques.
Uma tendência preocupante
A violência extremista certa na Alemanha aumentou significativamente nos últimos anos. De acordo com as estimativas do Escritório Federal para a Proteção da Constituição, cerca de 32.000 pessoas na Alemanha são extremistas certas, das quais 13.000 são consideradas violentas. O número de extremistas da direita subiu para 23.604 em 2020, com os atos de violência aumentando de 986 para 1.092. Isso prova o crescente perigo de ataques motivados para extrema direita.
O fundo de tais atos geralmente é complexo e mostra que os autores frequentemente radicalizam na Internet. Exemplos como os ataques em Hanau ou Halle ilustram as consequências drásticas que podem resultar dessa radicalização. O BTU, portanto, não apenas exige maior intervenção pelas autoridades de segurança, mas também um repensar geral na sociedade para interromper essa violência e promover uma atmosfera respeitosa e inclusiva.
Details | |
---|---|
Ort | Cottbus, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)