Reforma dos benefícios aos cidadãos: milhões de pessoas estão felizes com as novas oportunidades e críticas!
Descubra tudo sobre os benefícios aos cidadãos na Alemanha: factos, desafios e reformas planeadas para os desempregados de longa duração.

Reforma dos benefícios aos cidadãos: milhões de pessoas estão felizes com as novas oportunidades e críticas!
Na Alemanha, há já algum tempo que se discutem sistemas de segurança social para os desempregados. O foco está no dinheiro dos cidadãos, que foi introduzido em janeiro de 2023 como sucessor do Hartz IV e agora se destina a garantir apoio financeiro aos desempregados de longa duração. Mas qual é a realidade no local? Alto DW Cerca de 5,5 milhões de pessoas em toda a Alemanha recebem prestações de cidadania, incluindo um grande número de desempregados de longa duração.
Mais de 800.000 cidadãos empregáveis beneficiários de benefícios estão empregados, mas os seus rendimentos não são suficientes para cobrir as suas despesas de subsistência. Uma pessoa que está desempregada desde 2009 fala das suas dificuldades. “Estou a debater-me com problemas de saúde e o meu orçamento não é suficiente”, relata Paul Sonntag. Ele considera inadequado o aumento da taxa normal de 449 para 502 euros, tal como muitos outros que estão na sua situação. Ulrich Schneider, da Paritätischer Wohlfahrtsverband, pede até uma taxa padrão de 725 euros para uma vida digna.
Desemprego de longa duração em vista
As estatísticas mostram que cerca de 80 por cento dos desempregados de longa duração não possuem certificado de conclusão escolar ou formação. Muitos também enfrentam desafios pessoais, como barreiras linguísticas e problemas de saúde. Isto torna significativamente mais difícil a reentrada no mercado de trabalho. Esta constelação significa que mais de dois milhões de pessoas estão dependentes de apoio há mais de quatro anos, enquanto a proporção daqueles que recebem benefícios de cidadania com nacionalidade estrangeira aumentou para 52 por cento. Isso se reflete nos números atuais Estatísticas de agências de emprego.
Uma reforma do dinheiro dos cidadãos, que é apoiada pelos partidos do governo CDU/CSU e SPD, deverá entrar em vigor no início de julho de 2026. Esta reforma prevê regulamentações mais rigorosas, incluindo reduções no dinheiro em caso de violação das obrigações. O presidente da CDU, Friedrich Merz, fala de um potencial de poupança de cinco mil milhões de euros através das próximas mudanças. Especialistas do Conselho Económico da CDU estão mesmo optimistas e estimam que 30 mil milhões de euros poderiam ser poupados se um quarto dos beneficiários de benefícios dos cidadãos empregáveis pudesse trabalhar regularmente.
Promover a participação social
O dinheiro dos cidadãos visa melhorar a participação social e a empregabilidade. Algumas iniciativas, como o programa “Campus: Saúde e Perspectivas”, gerido pela Arbeiterwohlfahrt Köln, mostram abordagens positivas para apoiar os desempregados de longa duração. No entanto, permanece a questão de saber se as melhorias estruturais que se destinam a acompanhar o dinheiro dos cidadãos podem realmente melhorar a situação de vida das pessoas afectadas.
A discussão sobre os benefícios dos cidadãos e o futuro dos desempregados de longa duração é complicada. Embora alguns benefícios sejam observados, muitas pessoas como Paul Sonntag ainda sentem que pouco mudou na sua difícil situação. Os políticos são obrigados a desenvolver soluções criativas e a eliminar barreiras para que a integração no mercado de trabalho seja bem-sucedida e as pessoas ganhem perspetivas reais.