O Boss ENBW avisa: novas usinas a gás colocam em risco a transição energética!

O Boss ENBW avisa: novas usinas a gás colocam em risco a transição energética!

O chefe da ENBW, Georg Stamatelopoulos, teve nítidas críticas aos planos do governo federal para construir novas usinas a gás. O Ministro da Economia Federal, Katherina Reiche, planeja construir cerca de 40 novas usinas a gás até 2030 para garantir a fonte de alimentação durante a transição energética atual. Essa medida encontra ceticismo em Stamatelopoulos.

Em uma entrevista, o chefe da ENBW enfatiza que a construção de tais usinas a gás pode criar mais problemas do que soluções. Ele se refere a um estudo atual de aurora Energy Research , que foi realizado em nome do ENBW. Este estudo mostra que a expansão da infraestrutura energética pode ser mais barata em até 700 milhões de euros do que a estimada pela agência de rede federal. A razão para os custos mais baixos está em um consumo reduzido de eletricidade e desenvolvimento mais moderado da rede elétrica.

Críticas à sobrecapacidade

Stamatelopoulos alerta contra a criação de uma infraestrutura através da construção de novas usinas a gás que não são totalmente utilizadas. Isso poderia não apenas ter desvantagens econômicas, mas também ecológicas. O governo federal enfrenta o desafio de cumprir os requisitos dos objetivos climáticos que são definidos pelo acordo verde da UE. A Alemanha planeja alcançar a neutralidade climática em 2045, o que requer a necessidade de investimentos mais rápidos e eficientes em fontes de energia sustentáveis.

No próximo Congresso do BDEW nos dias 5 e 6 de junho em Berlim, o Stamatelopoulos se reunirá novamente com o ministro Reiche e outros representantes da indústria para discutir a situação atual. O debate também abordará as economias possíveis através da expansão focada da infraestrutura energética.

Desenvolvimentos de pessoal em ENBW

No contexto do desenvolvimento corporativo, também há notícias sobre a conversão de pessoal no ENBW. A Stamatelopoulos afirmou que a empresa contratou 3.000 novos funcionários no ano passado. Cerca de 1.500 outras posições devem ser criadas nos próximos anos para substituir funcionários excretantes.

A necessidade de avançar a transição energética, combinada com o desafio dos altos custos, requer um conceito holístico. pwc mostrou nos cálculos recentes que vários trilhões de euros em investimentos serão necessários para a Germania para alcançar os objetivos de clima. O planejamento estratégico e a implementação desses objetivos são cruciais para otimizar a fase de transição em um futuro de energia sustentável.

Details
OrtBerlin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)