Primeira deportação frete para o Afeganistão - Dobrindt sob pressão!

Primeira deportação frete para o Afeganistão - Dobrindt sob pressão!

Em 18 de julho de 2025 às 8:58, de Leipzig, desde o primeiro frete de deportação até o Afeganistão desde agosto de 2024. Havia 81 pessoas a bordo da máquina, que são consideradas totalmente disponíveis. Os afetados apareceram criminosos na Alemanha e agora tiveram que retornar ao seu país de origem, que atualmente está sob a influência do Taliban. Originalmente, o voo estava programado para as 7:15 da manhã, mas atrasado. )

Esta é a segunda deportação dos cidadãos afegãos desde que o Taliban assumiu o cargo em agosto de 2021. O voo acabou em Leipzig no início da tarde, enquanto a origem e o status legal exato dos deportados ainda não estão claros. Críticos, incluindo o Instituto Alemão de Direitos Humanos e Pro Asylum, veja essa deportação uma violação da Convenção Europeia sobre Direitos Humanos e da Lei Básica Alemã. A Associação de Advogados e Advogados Republicanos também fala com preocupações. Ele também permanece aberto se houve negociações diretas com o Taliban para este voo ou se um mediador estava envolvido Deutschland-afhanistan-abschiebeflug-100.html" Class = "_2 "> fonte.

Contexto político e aperto planejado

A deportação frugal ocorreu ao mesmo tempo que uma cúpula de migração, para a qual o ministro do Interior, Alexander Dobrindt, havia convidado seus colegas europeus. Dobrindt, que exige um aperto da política de migração na Europa, já indicou que pretende negociar com o Talibã sobre os retornos. This could be a new approach in German asylum policy, since Germany is currently not maintaining diplomatic relations with the regime and instead communicates via a liaison office in Qatar Tagesschau e zdf

Nos últimos meses, a discussão sobre deportações para o Afeganistão explodiu, especialmente quando se trata de criminosos. De acordo com o Escritório Federal de Migração e Refugiados, cerca de 11.500 cidadãos afegãos estão atualmente passíveis de sair. Sebastian Fiedler, porta -voz doméstico do SPD, apóia as medidas planejadas, mas enfatiza que as relações diretas com o Taliban devem ser evitadas. Essas diferenças argumentativas mostram o quão delicado é o tópico, especialmente no que diz respeito à precária situação de segurança no Afeganistão e nos aspectos humanitários.

Crítica internacional e situação de direitos humanos

As Nações Unidas também se expressam criticamente nos planos de deportação alemã. O comissário de direitos humanos da ONU, Volker Türk, disse que era inapropriado enviar as pessoas de volta a um país em que a situação dos direitos humanos é tão catastrófica. A situação para mulheres e meninas se deteriorou dramaticamente ao poder desde o retorno do Taliban. In the current debate about returns, the humanitarian perspectives and risks are repeatedly pointed out, which brings with it deportation to Afghanistan Zeit .

Em vista desses desenvolvimentos, fica claro que o tópico das deportações de acordo com o Afeganistão não apenas tem implicações morais legais, mas também profundas. Especialistas e ativistas de direitos humanos exigem mais em conta as condições de segurança e humanitários no Afeganistão antes que outras deportações sejam realizadas.

Details
OrtLeipzig, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)