Os produtos contrafeitos atingiram a Alemanha: 8 mil milhões de euros perdidos todos os anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Alemanha é o alvo da UE para produtos contrafeitos, com prejuízos anuais de 8 mil milhões de euros; São necessárias medidas urgentes.

Deutschland ist das EU-Ziel für Fälscherware mit jährlichem Schaden von 8 Milliarden Euro; dringende Maßnahmen gefordert.
A Alemanha é o alvo da UE para produtos contrafeitos, com prejuízos anuais de 8 mil milhões de euros; São necessárias medidas urgentes.

Os produtos contrafeitos atingiram a Alemanha: 8 mil milhões de euros perdidos todos os anos!

Na Alemanha, um escândalo segue-se ao outro e, embora muitos de nós suspeitemos da difusão dos produtos contrafeitos, a verdade assumiu dimensões alarmantes. notícias diárias relata que a Alemanha é o maior destino de produtos falsificados na União Europeia. Estima-se que estas contrafações causem danos que ascendem a cerca de 8 mil milhões de euros todos os anos. Uma enorme quantidade de dinheiro que prejudica não só as empresas de marca, mas também dezenas de milhares de empregos.

Os números são impressionantes: cerca de 144 mil embalagens com produtos falsificados chegam todas as semanas às fronteiras alemãs. As grandes plataformas em linha, em particular, são os principais canais de distribuição destes produtos fraudulentos, onde o perigo inerente para os consumidores e o ambiente é frequentemente ignorado. Produtos que não só desrespeitam as normas ambientais e laborais aplicáveis, como também muitas vezes apresentam riscos para a saúde. Este problema foi recentemente também abordado por Associação de Marca que aponta os perigos da falsificação de aparelhos eléctricos, brinquedos e cosméticos.

A ponta do iceberg

A lista de produtos confiscados é tão diversa quanto chocante. Segundo Tagesschau, os itens mais confiscados em 2023 foram CDs, DVDs e videogames, que juntos representaram cerca de 33% das falsificações, seguidos de brinquedos (18%) e roupas (7,5%). O que é particularmente assustador é que apenas 0,7% das falsificações acabam em tribunal. O Mercado de máquinas salienta que mais de 152 milhões de produtos contrafeitos foram apreendidos nas fronteiras externas da UE em 2023, um aumento de 77% em relação ao ano anterior. O valor destes bens disparou de cerca de 2 mil milhões de euros em 2022 para cerca de 3,4 mil milhões de euros em 2023. Para as empresas alemãs, o lado negro da pirataria de marcas está a tornar-se cada vez mais uma questão de existência.

Compromisso com melhores controles

Há resistência na política. A Associação Comercial Alemã (HDE) deixa claro que cerca de 64 mil empregos estão em risco. Juntamente com a associação de marcas, apelam a controlos mais rigorosos, mais pessoal para alfândega e fiscalização do mercado e a abolição do limite de isenção de impostos de 150 euros. Patrick Kammerer, gerente geral da associação de marcas, enfatiza que são necessárias soluções criativas para proteger significativamente melhor a propriedade intelectual. Como resultado, os apelos a uma expansão da responsabilidade para as plataformas online estão a tornar-se cada vez mais ruidosos - as “ordens de suspensão” destinam-se a garantir que os operadores de plataformas tenham de tomar medidas mais activas contra as falsificações.

Resta saber se estas medidas serão eficazes e se os próprios consumidores serão informados sobre os riscos de adquirir produtos contrafeitos. A educação é particularmente importante porque muitos jovens caem na tentação de ofertas baratas. É importante quebrar o ciclo prejudicial da pirataria de marcas – e só podemos fazer isso juntos.