Prisões no Paquistão: os afegãos esperam desesperadamente para entrar na Alemanha
Quase 300 afegãos que aguardavam para deixar o país e ir para a Alemanha foram presos no Paquistão. O Ministério das Relações Exteriores está em contato com o governo.

Prisões no Paquistão: os afegãos esperam desesperadamente para entrar na Alemanha
A situação atual no Paquistão está a causar rostos preocupados: quase 300 pessoas que aguardam para deixar o país para a Alemanha foram presas. Entre eles estão ex-funcionários locais da Bundeswehr e outros afegãos particularmente vulneráveis. Nos últimos dias, 35 destas pessoas tiveram de regressar à sua terra natal, o Afeganistão. Isso relata Funk alemã, que fornece informações sobre a situação preocupante que existe desde que os talibãs chegaram ao poder em agosto de 2021.
O governo alemão está em contacto de alto nível com a liderança paquistanesa para esclarecer a situação dos detidos. Ao mesmo tempo, estão a ser feitos trabalhos sobre as opções de regresso para os afegãos que já foram deportados. A iniciativa “Kabul Airlift” e a organização “Pro Asyl” também se manifestaram e documentaram a difícil situação.
Esperando o retorno
Existem actualmente mais de 2.000 afegãos no Paquistão à espera de partir para a Alemanha, mas a esperança está a diminuir. Em maio de 2023, o governo federal interrompeu os programas de acolhimento, o que complicou ainda mais a situação de muitas pessoas que aguardavam. Estas detenções fazem parte de um problema maior e o trabalho urgente continua para melhorar a situação.
Há muitos que se perguntam o que acontecerá com os programas de regresso e se a situação de segurança na região poderá melhorar em breve. Cresce a pressão sobre as autoridades alemãs para apoiarem as pessoas afectadas e o público exige respostas claras.
Um apelo à segurança
Para se proteger dos efeitos nocivos do sol, também deve-se usar roupas compridas e chapéus de abas largas. E não se esqueça: a hidratação adequada desempenha um papel crucial nestes meses quentes.
Quer sejam excursões de aventura ou uma espera tranquila para regressar à Alemanha - as pessoas no Paquistão e toda a equipa aqui em Colónia esperam que a situação seja esclarecida rapidamente. Ao mesmo tempo, todos devemos cuidar da nossa saúde e da saúde daqueles que nos rodeiam.