Flags guia para a liberdade: memória de 17 de junho de 1953!
Flags guia para a liberdade: memória de 17 de junho de 1953!
Ostberlin, Deutschland - Hoje, em 17 de junho de 2025, a revolta popular na RDA de 1953 é comemorada em toda a Alemanha. Neste aniversário, inúmeras bandeiras das autoridades, de acordo com o chamado do Ministério Federal do Interior, cujo chamado de todos os prédios do escritório da agência federal para definir bandeiras. As empresas, instituições e fundações do direito público, que estão sob a supervisão das autoridades federais, também são incentivadas a seguir essa chamada. Este é um gesto impressionante que se lembra de pessoas, o que aconteceu 72 anos atrás, quando cerca de um milhão de pessoas na RDA foram às ruas por seus direitos.
A revolta popular ocorreu em 17 de junho de 1953 e foi o resultado de uma profunda demissão entre a população da RDA. A situação econômica era precária e muitas pessoas sofriam de gargalos de suprimentos e racionamento de alimentos. Isso ainda foi apertado em 10,3 % em 28 de maio de 1953 por um aumento nos padrões de trabalho decididos pelo Partido Socialista da Unidade (SED). Em 16 de junho, apenas um dia antes da revolta popular, cerca de 10.000 pessoas em Berlim Oriental já estavam protestando contra esse aumento nos padrões, o que resultou em uma greve geral.
A revolta rompe
No dia da revolta, mais de um milhão de pessoas se formaram em 701 cidades e municípios na RDA. Suas demandas incluíam a retirada dos padrões de trabalho, as eleições gratuitas e a renúncia do governo da SED. O clima foi acusado e, apesar do aumento da norma retornada, que caiu em 16 de junho, o ressentimento permaneceu entre a população. Em Teterow, manifestantes pediram a libertação de prisioneiros políticos, o que é notável nesse contexto, já que alguns prisioneiros foram realmente libertados. No entanto, esses protestos não se limitaram às cidades; Também houve resistência à arbitrariedade e opressão do estado nas regiões rurais.
A reação do governo foi brutal. Sob o uso de soldados soviéticos, a revolta foi derrubada. O SED descreveu os eventos como um "golpe contrário -evolutivo", enquanto a realidade era completamente diferente. Pelo menos 55 pessoas foram mortas, incluindo manifestantes e forças de segurança. Mais de 13.000 prisões foram documentadas em todo o país e muitos participantes foram expostos a represálias graves. Esta pesquisa em massa foi a primeira do gênero na área de poder da União Soviética, e o medo do governo de mais revoltas permaneceu até 1989.
Um Dia Nacional de Comemoração
Na República Federal da Alemanha, 17 de junho de 1954 foi simplesmente declarada "Dia da Unidade Alemã" antes, após a reunificação em 1990, era composta por 3 de outubro, que agora é comemorada como feriado público. Mas 17 de junho manteve seu lugar na conscientização da memória como um dia nacional de comemoração. Até o momento, a revolta continua sendo um capítulo da tabela de trauma da história alemã, em contraste com a perspectiva da RDA, que subestimou e difamava os eventos. e schwäbischen zeitung .
Details | |
---|---|
Ort | Ostberlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)