Israel interrompe o navio ativista com Greta Thunberg - suprimentos de socorro em perigo!

Israel interrompe o navio ativista com Greta Thunberg - suprimentos de socorro em perigo!

Em 9 de junho de 2025, o navio auxiliar "Madleen", que, entre outras coisas, teve o ativista do clima sueco Greta Thunberg e o ativista alemão Yasemin Acar a bordo, foi parado pelas autoridades israelenses na costa da faixa de Gaza. O navio estava a caminho de oferecer suprimentos de socorro urgentemente necessários para as pessoas da região. A tarefa caiu em um período de considerável crises humanitárias na faixa de Gaza, onde milhares de pessoas, tanto em Gaza quanto em Israel, morreram devido ao conflito contínuo e há falta de produtos médicos, água limpa e alimentos.

Os representantes do Ministério das Relações Exteriores de

Israel descreveram o "Madleen" como "iate de selfie" e anunciaram que o navio seria trazido para a costa israelense. Os passageiros, incluindo os atores Liam Cunningham e a deputada européia Rima Hassan, devem retornar aos seus países de origem. Enquanto isso, a Freedom Flotilha Coalition (FFC) explicou que o exército israelense interrompeu o navio e "sequestrou" a tripulação enquanto a comunicação interrompeu o navio.

Confrontos no mar

O FFC relatou uma abordagem coordenada da marinha israelense, que foi vista como um "ataque às águas internacionais". Nas primeiras horas da manhã, os drones das forças armadas israelenses entraram em contato com a missão do navio e haviam descartado um tecido branco que causou reações de saúde ao ativista Yasemin Acar. ACAR LiveStrenda esse incidente, que aumentou a pressão internacional sobre a situação dos ativistas.

As autoridades israelenses justificaram seus procedimentos pelo fato de a zona marítima ter sido fechada antes de Gaza e a tentativa de romper o bloqueio foi classificada como perigosa e ilegal. Segundo o ministério, a ajuda humanitária, que é introduzida de acordo com Israel, é severamente restrita, embora um apoio limitado à região tenha sido aprovado nas últimas semanas.

Localização humanitária na faixa de Gaza

A situação humanitária em Gaza é catastrófica de acordo com os últimos conflitos. O apoio é fornecido pelas organizações diaconais e outras que são comprometidas e tentam ajudar as pessoas afetadas de acordo com os princípios humanitários. Os violentos acordos entre os partidos em guerra provocaram uma espiral de violência que torna necessário fornecer urgentemente ajuda humanitária.

A ativista Greta Thunberg ousou participar da missão, apesar do risco. Ela decidiu deliberadamente essa etapa para apontar a emergência sem precedentes das pessoas na faixa de Gaza. Thunberg se referiu aos desafios que os Flotilles anteriores haviam se opôs e enfatizou a urgência de resolver os conflitos circundantes, a fim de permitir o apoio humanitário permanente.

No meio do desenvolvimento atual, ainda não está claro como a comunidade internacional reagirá à abordagem de Israel e a que mais medidas podem ser tomadas para melhorar a situação humanitária na região.

Embora Israel tenha começado a permitir ajuda na faixa de Gaza, as organizações humanitárias relatam que isso está longe de ser suficiente para atender às necessidades da população civil. A situação dramática, portanto, requer uma reação coordenada e abrangente às necessidades das pessoas afetadas, tanto na faixa de Gaza quanto em Israel.

Details
OrtGazastreifen, Palästina
Quellen

Kommentare (0)