Processo climático contra RWE: o fazendeiro peruano sofre derrota no tribunal
Processo climático contra RWE: o fazendeiro peruano sofre derrota no tribunal
Huaraz, Peru - O processo climático do pequeno agricultor peruano Saúl Luciano lliuya contra o grupo de energia alemão RWE falhou no Tribunal Regional de Hamm Superior. O Tribunal negou provimento ao processo porque o demandante não pôde provar que a RWE é diretamente responsável pelos danos iminentes resultantes do aquecimento global. Esta decisão é o clímax preliminar de uma disputa legal que durou desde 2015 e, devido à sua importância, irradia muito além da Alemanha. Lliuya pediu que a RWE estivesse envolvida nos custos das medidas de proteção necessárias contra o risco de inundações que pudessem ser causadas pelo Gletchersee Palcacocha em sua região natal, Huaraz. Süddeutsche Zeitung Descreve como o processo fez progresso nos últimos anos, especialmente quando as evidências foram admitidas em 2017, que foi visto como progresso para casos comparáveis.
Significado do processo
O processo de Lliuya é considerado um dos processos de compensação de danos mais conhecidos no contexto das mudanças climáticas. Aumenta questões fundamentais sobre a responsabilidade de grandes emissores de gases de efeito estufa, bem como os conceitos de responsabilidade em relação aos danos causados pelas mudanças climáticas. Este tópico também é discutido contra os antecedentes de procedimentos semelhantes que se tornaram mais importantes em todo o mundo desde o acordo climático de Paris em 2015.
Este processo tem implicações muito além do caso individual de Lliuya. Ele lida com as questões de responsabilidade corporativa e os riscos legais associados às mudanças climáticas. Houve primeiras ações climáticas desde os anos 80, mas as disputas legais se multiplicaram desde 2015, e há uma tendência clara de mais ações judiciais contra empresas e estados. As decisões recentes na área de ações climáticas deixam claro que as empresas poderiam ser cada vez mais responsabilizadas por suas emissões.
Isso significa que o processo climático de Saúl lliuya contra a RWE não apenas permanece nacional, mas também um teste internacional para futuras reivindicações no contexto da lei de proteção climática e as medidas de grandes empresas para reduzir seu impacto ambiental.
Details | |
---|---|
Ort | Huaraz, Peru |
Quellen |
Kommentare (0)