Infecções alarmantes por Ehec: Nove crianças afetadas – fonte obscura!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As autoridades de saúde em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão actualmente a investigar o aumento das infecções por Ehec em crianças; nove casos relatados.

Gesundheitsbehörden in Mecklenburg-Vorpommern untersuchen aktuell vermehrte Ehec-Infektionen bei Kindern; neun Fälle gemeldet.
As autoridades de saúde em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão actualmente a investigar o aumento das infecções por Ehec em crianças; nove casos relatados.

Infecções alarmantes por Ehec: Nove crianças afetadas – fonte obscura!

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, as autoridades de saúde enfrentam um sério desafio: várias crianças contraíram uma infecção por EHEC. Atualmente, nove casos foram notificados e as investigações estão em pleno andamento para determinar a origem da infecção. No entanto, até agora, nem os testes laboratoriais de amostras de fezes nem de alimentos foram capazes de identificar fontes de infecção n-tv relatado.

As crianças afetadas têm entre 1 e 14 anos; Há também um caso suspeito entre eles. Quatro das crianças doentes vêm de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, enquanto cinco vêm de outros estados federais. O que é particularmente alarmante é que cinco destas crianças têm síndrome hemolítico-urémica (SHU) e estão em unidades de cuidados intensivos. As autoridades de saúde anunciaram que publicarão um relatório de informação atual ao final da tarde.

O que é EHEC?

EHEC significa Escherichia coli enterohemorrágica, um tipo perigoso de bactéria encontrada principalmente em bovinos. Os patógenos são capazes de causar doenças potencialmente fatais, como diarreia grave e síndrome hemolítico-urêmica (SHU), que é particularmente arriscada em crianças devido ao seu sistema imunológico imaturo. Os sintomas de tais infecções podem variar de diarreia aquosa a náuseas, diarreia com sangue e febre, como ndr.de explicou.

Com mais de 3.440 casos de EHEC em 2023 e cerca de 4.570 casos em 2024, a situação já evoluiu dramaticamente. No atual ano de 2025, foram registrados cerca de 3.660 casos até 27 de agosto. Esses números crescentes destacam a importância de ter cautela ao preparar e consumir alimentos.

Rotas de transmissão e prevenção

A forma exata como as bactérias EHEC são transmitidas pode variar. Podem ser transmitidos diretamente dos animais para as pessoas, bem como através de água ou alimentos contaminados, como carne ou vegetais mal cozidos. A transmissão de pessoa para pessoa através de infecções por esfregaços também é possível. O período de incubação costuma ser de três a quatro dias, mas em alguns locais pode durar até dez dias.

Para evitar a infecção, medidas de higiene são cruciais. Isso inclui lavar bem as mãos após contato com carne crua e cozinhar os alimentos a pelo menos 70 graus Celsius. Legumes e frutas devem ser bem lavados e, se necessário, descascados antes do consumo. Especialmente recomendado para pessoas particularmente sensíveis, como crianças menores de cinco anos BfR, evite consumir leite cru e alguns outros alimentos.

A situação atual lembra-nos como é importante estarmos atentos no que diz respeito à higiene alimentar. Pensando nisso, esperamos um rápido esclarecimento dos casos e a recuperação das crianças afetadas.