Infecções respiratórias em VM: aumento preocupa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As infecções respiratórias estão a aumentar em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, especialmente entre as crianças. Recomenda-se vacinação contra gripe e reforço imunológico.

In Mecklenburg-Vorpommern steigen die Atemwegsinfekte, insbesondere bei Kindern. Grippeimpfung und Immunstärkung empfohlen.
As infecções respiratórias estão a aumentar em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, especialmente entre as crianças. Recomenda-se vacinação contra gripe e reforço imunológico.

Infecções respiratórias em VM: aumento preocupa!

O número de infecções respiratórias aumentou acentuadamente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (MV). Conforme relata a seguradora de saúde Barmer, houve 202 atestados médicos devido a infecções respiratórias por 10.000 segurados na última semana de setembro. Isto é mais que o dobro de agosto, quando apenas 96 atestados médicos foram registrados. Dores de garganta, infecções de garganta e amigdalites, que estão se espalhando pela população, são particularmente afetadas.

Apesar desse aumento, o VM fica atrás na comparação nacional em termos de licenças médicas. Em Schleswig-Holstein, por exemplo, existem 248 atestados médicos por 10.000 funcionários e em Hesse 258. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais mostra que o número de consultas médicas por doenças respiratórias agudas em VM está abaixo dos números do ano anterior. As crianças pequenas são particularmente afetadas por estas doenças, o que coloca os pais em alerta.

Onda de gripe atinge VM

Embora atualmente não haja sinais de um surto generalizado de gripe, os números aumentaram visivelmente nas últimas semanas. Na semana de 20 a 26 de outubro, foram registrados 11 casos de gripe e 137 infecções por corona. Existem agora quase 13.400 casos confirmados de gripe durante todo o ano de 2025, um aumento drástico em comparação com os 6.600 casos em 2024 e os 1.200 casos em 2023. Esta evolução faz as autoridades de saúde hesitarem, uma vez que a gripe pode ser grave e durar várias semanas.

De acordo com o relatório semanal da Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais, muitas crianças e adultos em MV já enfrentavam sintomas de resfriado no início do ano. Em particular, 40 por cento dos casos de VM foram atribuídos aos vírus da gripe, especialmente do tipo A. Isto torna importante levar a sério a vacinação contra a gripe, especialmente para grupos de risco como idosos, pessoas com doenças crónicas e mulheres grávidas. O gestor estadual de Barmer recomenda vacinação oportuna e estilo de vida para fortalecer o sistema imunológico.

A situação das crianças em creches

Deve ser dada especial atenção às crianças que frequentam creches. De acordo com dados atuais de 65 creches, quase uma em cada dez crianças faltou à creche na semana anterior às férias de inverno devido a uma doença respiratória. As crianças mais novas, com idades compreendidas entre os 0 e os 4 anos, são particularmente afetadas. O distrito de Ludwigslust-Parchim tem as taxas mais altas de doenças entre crianças, enquanto Rostock também tem um elevado número de pessoas doentes.

Com o aumento das doenças respiratórias e a aproximação do Inverno, as pessoas em MV devem preparar-se para uma época de gripe potencialmente desafiante. Barmer também criou uma linha direta gratuita sobre gripe, disponível no número 0800 8484111, para fornecer aos cidadãos informações e conselhos abrangentes.