Os gestores municipais estão contribuindo: é assim que o centro da cidade está voltando à vida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os administradores municipais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental discutirão estratégias para revitalizar cidades vazias no dia 10 de novembro em Demmin.

City-Manager in Mecklenburg-Vorpommern diskutieren am 10. November in Demmin über Strategien zur Belebung leerstehender Innenstädte.
Os administradores municipais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental discutirão estratégias para revitalizar cidades vazias no dia 10 de novembro em Demmin.

Os gestores municipais estão contribuindo: é assim que o centro da cidade está voltando à vida!

Os centros das cidades da Alemanha enfrentam grandes desafios. Calçadas vazias e praças desertas são uma imagem que caracteriza muitas cidades. Uma equipa de 25 gestores municipais em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental assumiu como missão contrariar esta situação. Eles querem trazer mais pessoas para os centros das cidades e trazer de volta a vivacidade. Esta iniciativa é implementada especialmente em cidades maiores, como Rostock, Schwerin e Neubrandenburg, bem como em cidades menores, como Pasewalk e Schwaan.

Um bom exemplo desses esforços é o administrador municipal de Pasewalk, que organizou com sucesso um evento de compras de primavera para mostrar as ofertas locais. “Estamos em contato próximo com os empresários e ajudamos com problemas de aprovação”, relata Corinna Thieme, administradora municipal de Plau am See. Através de um programa de financiamento do governo estadual durante e após a pandemia de Corona, muitos funcionários municipais foram contratados, mas infelizmente nem todos os cargos puderam ser mantidos após o término do financiamento.

Soluções comuns para centros urbanos

Uma discussão que acontecerá no dia 10 de novembro na Demmin Beermann Arena será sobre como encontrar novas ideias para a região de Haff-Müritz. O Ministério dos Assuntos Económicos sublinha que Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está bem posicionado em comparação com outros estados federais, mas a criação de centros animados em locais com menos habitantes continua a ser um desafio.

Desafios semelhantes também foram discutidos em Dortmund, onde o prefeito Thomas Westphal convocou a primeira rodada da cidade digital. Durante a discussão, ficou claro que a mudança no retalho e a mudança no comportamento dos clientes - também influenciada pela pandemia corona - estão a apresentar novos desafios ao centro da cidade. O comércio online está em franca expansão, o que também afecta a qualidade de vida nas zonas urbanas.

Para contrariar esta situação, a população de Dortmund conta com um pacote de medidas para fortalecer o centro da cidade, que inclui a criação de um gestor municipal, bem como espaços verdes móveis e melhor iluminação. Num contexto um pouco mais difícil, está também a ser considerada a atratividade dos mercados semanais e a expansão das áreas para refeições ao ar livre - “temos de tornar o centro da cidade mais bonito”, sublinha Westphal.

Aprenda com a crise

Em ambas as cidades é claro: são necessárias abordagens estratégicas abrangentes para garantir a subsistência económica e, ao mesmo tempo, criar uma atmosfera positiva. Em Dortmund, Westphal explicou quatro “S” que pretendem servir como programa de acção: garantir, tornar-se mais bonito, mudar estruturas e segmentação. Estes pontos destinam-se a ajudar a apoiar bairros urbanos particularmente atingidos, como Brück e Rosenviertel.

Embora as reclamações sobre os desafios sejam muitas vezes altas, é essencial que as administrações municipais, os empresários e os cidadãos se unam. Os esforços dos gestores municipais em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e as iniciativas em Dortmund são duas facetas de um esforço abrangente para revitalizar os centros das cidades e torná-las atraentes para as gerações futuras. Continua a ser emocionante ver que soluções criativas podem ser implementadas nas cidades nos próximos meses. O desenvolvimento está a receber especial atenção no âmbito do NDR “Talk vor Ort”, onde trabalharemos juntos num futuro positivo para os centros das cidades.

Para todos os envolvidos, é agora uma questão de manter a criatividade e dominar os desafios com boa mão - porque só juntos poderemos conseguir manter vivos os centros das cidades e moldá-los.