Rejeição de Friedman em Klütz: Democracia sob pressão dos medos da direita!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Michel Friedman estava programado para falar sobre democracia em Klütz em 22 de setembro de 2025. No entanto, o evento foi cancelado, ameaçado por protestos de direita e pressão política.

Michel Friedman sollte am 22.09.2025 in Klütz über Demokratie sprechen. Die Veranstaltung wurde jedoch abgesagt, bedroht von rechten Protesten und politischem Druck.
Michel Friedman estava programado para falar sobre democracia em Klütz em 22 de setembro de 2025. No entanto, o evento foi cancelado, ameaçado por protestos de direita e pressão política.

Rejeição de Friedman em Klütz: Democracia sob pressão dos medos da direita!

Uma noite notável aconteceria em 22 de setembro de 2025 na pequena mas bela casa literária Uwe Johnson em Klütz: Michel Friedman, o conhecido jornalista e autor, foi convidado para falar sobre democracia. Mas o evento foi cancelado em cima da hora. De acordo com relatos de NDR Os organizadores temiam possíveis protestos da direita, o que levou ao surpreendente cancelamento. Friedman expressou indignação e chamou a ação de “hipocrisia embaraçosa”, enquanto criticava duramente o prefeito de Klütz.

Friedman publicou recentemente seu livro “Mensch!” publicado que alerta para os perigos do populismo, da violência extremista de direita e da indiferença social. A ministra da Educação, Bettina Martin (SPD), reiterou que era um “sinal devastador” deixar-se intimidar por possíveis protestos. Mas o prefeito Jürgen Mevius (Associação de Eleitores Independentes) conseguiu o apoio do conselho local com sua influência, a maioria dos quais se manifestou contra o evento - mesmo que os custos pudessem ter sido suportados pelos patrocinadores.

Protestos de direita e seus efeitos

A cidade de Klütz enfrenta um desafio crescente: grupos de direita estão a ganhar influência em muitas partes da Alemanha e da Europa. A AfD obteve quase 40 por cento dos votos nas eleições federais em Klütz. Mesmo que a AfD não esteja representada no conselho municipal, surge a questão de saber até que ponto a democracia pode ser defendida em regiões com redes crescentes de direita. Por esse motivo, o cancelamento do evento foi apresentado como uma decisão estratégica.

Oliver Hintz, o novo diretor da casa literária, quis manter o convite para Friedman. Mas, seguindo instruções do prefeito, ele teve que retirá-lo. “É irritante restringir um evento em homenagem a Hannah Arendt devido ao medo de reações extremistas de direita”, disse ele, enquanto ao mesmo tempo um funcionário de longa data exerceu pressão, o que levou a esta trágica reviravolta nos acontecimentos.

Olhando para o futuro: uma possível desculpa

A cidade anunciou agora que falará novamente com a associação de apoio Literaturhaus sobre o evento cancelado. Isto poderia oferecer uma oportunidade de aprender com a situação e talvez de defender a democracia com mais coragem no futuro. Friedman fará o discurso principal na cerimônia de premiação do Prêmio Johannes Stelling em 28 de outubro de 2025 em Schwerin. Portanto, sua voz não passa despercebida.

Numa altura em que o populismo de direita penetra cada vez mais nas instituições sociais e políticas em toda a Europa, é importante levar a sério as questões sobre a resiliência da democracia, não só na sociedade civil, mas também numa perspectiva política. O populismo está a assumir formas inconfundíveis, o que se expressa na normalização das ideologias extremistas de direita. Neste contexto, o cancelamento da palestra de Friedman não é apenas um incidente isolado, mas também simboliza um conflito social profundo.