Repositório de resíduos nucleares: essas regiões em MV ainda estão em funcionamento!
Os especialistas classificam em grande parte Ludwigslust-Parchim como inadequado para armazenamento de resíduos nucleares. As investigações de segurança decorrerão até 2026.

Repositório de resíduos nucleares: essas regiões em MV ainda estão em funcionamento!
Sempre surge a pergunta: onde deveriam ir os resíduos nucleares na Alemanha? Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental existem agora novas informações sobre possíveis localizações, como Correio do Norte relatado. Na sua investigação, a Sociedade Federal de Armazenamento Final (BGE) analisou várias áreas na região de Ludwigslust-Parchim e descobriu que a maioria foi classificada como inadequada ou apenas ligeiramente adequada.
Os resultados registados nos mapas atualizados mostram que o distrito de Ludwigslust-Parchim não está completamente fora da corrida. No entanto, por segurança, continuam a ser realizadas extensas investigações em diversas regiões. Distritos como Boizenburg, Hagenow, Sternberg, Wittenburg e Schwerin estão na lista de inspeções. Gadebusch, no noroeste de Mecklenburg, também deve submeter-se aos especialistas.
A adequação dos locais
Uma área dentro e ao redor de Wöbbelin foi claramente classificada como inadequada porque as estruturas subterrâneas de argila não são suficientemente espessas. Das áreas avaliadas próximas a Ludwigslust e Parchim, apenas a classificação ficou na categoria C, o que confirma a baixa aptidão. Isto se deve à localização desfavorável da mina de armazenamento final proposta.
Infelizmente, atualmente não existem áreas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental classificadas nas categorias A ou B, ou seja, com melhor ou boa adequação para armazenamento de resíduos nucleares. No entanto, o fim dos testes está à vista: são esperados mais resultados de testes para áreas que ainda não foram avaliadas até ao final de 2026. Um estado provisório será publicado em meados de 2026, com o objetivo de propor regiões específicas para exploração aprofundada até ao final de 2027.
O desafio da segurança
Uma preocupação fundamental no desenvolvimento de um repositório final é a segurança durante um milhão de anos. Existem atualmente mais de 27.000 metros cúbicos de resíduos altamente radioativos armazenados em dezesseis instalações de armazenamento provisório acima do solo, espalhadas por vários estados federais. Isto realça a necessidade de decisões urgentes que possam fornecer uma solução segura para as gerações futuras.
Mais informações e mapas detalhados dos resultados dos testes atuais estão disponíveis no site do BGE para que os cidadãos interessados possam ver por si próprios.