Mudança no topo: Tino Schomann torna-se o novo chefe da associação
A associação Schaalsee-Landschaft elege Tino Schomann como novo presidente e promove a conservação da natureza transfronteiriça.

Mudança no topo: Tino Schomann torna-se o novo chefe da associação
O dia 19 de julho de 2025 será marcado por mudanças na associação de propósito específico Schaalsee-Landschaft. Christoph Mager, administrador distrital de longa data do distrito do Ducado de Lauenburg, está deixando o cargo de chefe da associação depois de mais de oito anos. Na mais recente reunião da associação em Salem, Tino Schomann, administrador distrital do distrito Noroeste de Mecklenburg, foi eleito por unanimidade como o novo líder da associação. Sob a liderança de Mager, a associação evoluiu de uma organização administrativa para uma moderna instituição de conservação da natureza, o que beneficiou enormemente os grandes projetos de conservação da natureza da região, como LN Online relatado.
Mesmo que Mager entregue o cetro, ele permanecerá na associação na função de segundo vice-chefe da associação. Uma preocupação central do seu mandato foi a expansão estratégica do território da associação através das fronteiras nacionais até ao Elba. A associação com fins especiais também se concentrou na promoção da rede de biótopos ao longo da fronteira com Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental através de um projeto financiado por terceiros que deu nova vida às áreas naturais que tinham parcialmente desaparecido. As áreas foram protegidas, os proprietários foram avisados e foram implementadas medidas de ligação em rede de biótopos. A intensa cooperação com os distritos e o WWF sublinha a abordagem sustentável da associação.
Uma visão para a conservação da natureza
Tino Schomann, o novo presidente da associação, já deixou claro que a cooperação transfronteiriça e a conservação prática da natureza são cruciais em tempos de extinção de espécies e de alterações climáticas. “A natureza não conhece fronteiras políticas”, deixou claro, trazendo assim um credo importante para o importante trabalho da associação. A associação não é apenas um refúgio para espécies ameaçadas de extinção, mas também desempenha um papel central como proprietária de áreas de conservação da natureza na fronteira entre Schleswig-Holstein e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, de acordo com [Government-MV](https://www.regierung-mv.de/Landesregierung/lm/Aktuell/?id=211453&processor=processor.sa.press release).
A região em torno da antiga fronteira interna da Alemanha, que é agora reconhecida como reserva da biosfera da UNESCO, tornou-se um habitat para gado, grous e veados vermelhos. Anke Hollerbach, chefe do Escritório da Reserva da Biosfera Schaalsee-Elbe, enfatiza que este lugar não é apenas ecologicamente valioso, mas também oferece um alto valor de vida e de trabalho.
Trabalho de projeto ativo para a natureza
Mas as tarefas da associação com fins especiais vão além da mera conservação da natureza. É importante combinar natureza e cultura de memória, porque algumas das áreas da associação estão localizadas em antigas explorações agrícolas que foram demolidas durante a segurança fronteiriça da RDA. Uma pedra memorial em Neuhof comemora a história da região. Ao visitar as torres de observação e as áreas de conservação da natureza, você poderá ver os agitados projetos naturais do passado e do presente ganhando vida.
No geral, a associação Schaalsee-Landschaft tem dado uma contribuição valiosa para a proteção das espécies e do clima a nível local há quase 35 anos. No contexto das alterações climáticas e dos desafios globais na conservação da natureza, a associação trabalha numa rede de parcerias internacionais, pois é claro que os problemas da natureza muitas vezes ultrapassam fronteiras. As iniciativas e a cooperação entre as nações são essenciais para o benefício do meio ambiente, como enfatiza a Agência Federal para a Conservação da Natureza.