Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Nova lei climática deverá ajudar até 2045!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental planeia atingir a neutralidade climática até 2045. A nova lei pretende reduzir significativamente as emissões de CO2. O governo enfatiza uma transição suave.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Nova lei climática deverá ajudar até 2045!
Uma nova era de proteção climática começa em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O governo estadual vermelho-vermelho lançou uma lei revisada de proteção climática, agora oficialmente conhecida como “Lei de Compatibilidade Climática”. Este ambicioso projecto foi apresentado pelo Ministro da Agricultura, Till Backhaus, e destina-se a tornar o país neutro em termos climáticos até 2045. O ambicioso prazo foi originalmente fixado em 2040, mas foi abandonado em favor de uma implementação mais realista. Na situação actual, que Backhaus descreve como “dramática”, as mudanças devem agora ser implementadas de forma mais rápida e visível.
A lei visa reduzir as emissões de CO2 de sectores-chave como a energia, os transportes e a agricultura. A base para a redução prevista baseia-se nas emissões de 2018, que foram superiores a 20 milhões de toneladas. Um objetivo específico é reduzir as emissões de CO2 em mais de metade até 2035, a fim de atingir quase zero até 2045. É dada especial atenção à proteção das charnecas, uma vez que as charnecas drenadas contribuem significativamente para as emissões de CO2.
Etapas para implementação
As exigências para os diversos setores devem entrar em vigor em 2027, após as próximas eleições estaduais, e a lei será discutida no parlamento estadual em apenas duas semanas. Apesar dessas iniciativas, há críticas. Os Verdes alertam que Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a perder oportunidades nas áreas da protecção climática e da gestão ambiental. As associações ambientalistas exigem que a lei de protecção do clima seja aprovada antes das eleições estaduais, a fim de garantir um amplo apoio.
Apoio público e desafios
O Ministro Backhaus sublinha que a protecção do clima deve ocorrer sem sobrecarregar a população. No entanto, existem desafios que suscitam preocupação. Situações climáticas extremas, como chuvas fortes, secas e ondas de calor, que também ocorrem cada vez com mais frequência noutras partes da Alemanha e noutras regiões, tornam a necessidade de acção ainda mais urgente. A introdução de 19 açudes também deverá ajudar a regular especificamente o nível da água em áreas críticas.
Noutras áreas da economia, a adaptação às novas circunstâncias é também um tema quente. Então relatado Tempos irlandeses que a Riot Games gerou lucros significativos com o crescente mercado de esportes eletrônicos e conteúdo digital. Com vendas de 1,85 mil milhões de euros em 2024 e um lucro antes de impostos de 587 milhões de euros, a empresa mostra como as indústrias criativas digitais estão a florescer.
Seja na indústria do jogo ou na protecção climática, será emocionante ver como os políticos e a economia do país responderão aos desafios. Uma coisa é certa: as alterações climáticas e as suas consequências não podem continuar a ser ignoradas e exigem soluções flexíveis e bem pensadas, agora e no futuro.
Para obter mais informações sobre os desenvolvimentos atuais no cenário da mídia, confira o novo Aplicativo Daily Mail que oferece cobertura interessante de notícias, celebridades, esportes e muito mais.