Condução de táxi em Lake District: tempos caros e número de motoristas em declínio!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os custos dos táxis no Mecklenburg Lake District deverão aumentar. Razões: diminuição do número de condutores e quase nenhuma rentabilidade para as empresas.

Taxikosten in der Mecklenburgischen Seenplatte sollen steigen. Gründe: sinkende Fahrerzahlen & kaum Rentabilität für Unternehmen.
Os custos dos táxis no Mecklenburg Lake District deverão aumentar. Razões: diminuição do número de condutores e quase nenhuma rentabilidade para as empresas.

Condução de táxi em Lake District: tempos caros e número de motoristas em declínio!

A indústria de táxis na Alemanha enfrenta atualmente desafios crescentes. Embora a oferta ainda esteja florescendo nas regiões urbanas, as coisas parecem completamente diferentes nas áreas rurais, como o distrito dos lagos de Mecklenburg. Aqui a situação das empresas de táxi piorou dramaticamente.

O número de táxis na região caiu pela metade desde há 20 anos. O que é particularmente preocupante é o facto de já não existirem empresas de táxi entre Waren e Neubrandenburg. Isto tem um impacto na mobilidade dos residentes, especialmente das pessoas com doenças crónicas que dependem de viagens de ambulância. Muitas vezes têm dificuldade em conseguir um táxi, especialmente em áreas menos densamente povoadas. “Trabalhar como motorista de táxi já não faz mais sentido”, afirma Nadja Sabielny, vice-presidente da associação das empresas de táxi. A estrutura tarifária ultrapassada já não corresponde aos custos reais, o que obriga os motoristas a sofrer a miséria que também representa desafios para outras indústrias.

Aumentos de preços como solução?

Tendo em conta o declínio permanente nas ordens de condução e o aumento dos custos operacionais, a associação de empresas de táxi planeia negociar novas tarifas com o Mecklenburg Lake District no próximo ano. Um aumento de preço por quilômetro está na agenda. Este projeto é urgentemente necessário para garantir a existência de empresas de táxi. Numa altura em que muitos taxistas apenas fazem viagens esporádicas à noite ou aos fins-de-semana, podem facilmente surgir preocupações sobre a sustentabilidade de todo o sector.

As negociações também poderiam abordar factores de custos, como a pressão crescente dos autocarros de serviço e de outros fornecedores de mobilidade como concorrentes. Muitos motoristas de táxi sentem que os seus serviços já não são tão procurados, especialmente nas zonas rurais.

A visão de toda a indústria

Em média, existem cerca de 53.500 táxis em toda a Alemanha, a maioria dos quais localizados na Renânia do Norte-Vestfália. A indústria de táxis na Alemanha compreende cerca de 23.200 empresas, com a Baviera tendo o maior número de empresas de táxi e o Sarre o menor. No entanto, de 2009 a 2019, as receitas da indústria, que rondaram os 4,86 ​​mil milhões de euros em 2019, aumentaram de forma constante, o que torna ainda mais importante a procura de novas fontes de receitas nas regiões rurais. O Statista mostra que os táxis ainda são um meio de transporte popular, especialmente para os notívagos e visitantes que procuram uma carona segura para casa depois de uma noite de bebedeira.

As discussões atuais entre as associações mostram que há falta de apoio. Na última edição do Taxi Times DACH há um debate sobre possíveis fusões de associações de táxis e de aluguer de automóveis, a fim de podermos responder melhor às necessidades das diversas formas de transporte no futuro. Parecem ser urgentemente necessários ajustamentos mais rápidos à realidade do mercado.

Em resumo, pode dizer-se que a indústria dos táxis no distrito dos lagos de Mecklenburg não se debate apenas com problemas internos: coloca-se a questão de saber se um aumento de preços ou uma nova negociação colectiva podem oferecer uma solução para os desafios actuais, a fim de, em última análise, fazer justiça tanto aos prestadores de serviços como aos passageiros.