Turbinas eólicas para Altentreptow: resgate financeiro para a igreja!
Energia eólica no distrito dos lagos de Mecklenburg: As paróquias planejam receitas provenientes de turbinas eólicas para financiar projetos.

Turbinas eólicas para Altentreptow: resgate financeiro para a igreja!
A discussão sobre turbinas eólicas nas comunidades religiosas continua a ganhar força. As comunidades em Altentreptow, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, têm abordado ativamente a questão há vários anos. O Pastor Michael Giebel está confiante de que o Mecklenburg Lake District tomará em breve medidas para colocar os planos em ação. Isto poderia ser um grande benefício financeiro não só para a freguesia, mas também para a região. As turbinas eólicas planeadas poderiam gerar pagamentos de rendas e participações no rendimento da electricidade, o que poderia render várias centenas de milhares de euros anualmente, como este Jornal evangélico relatado.
No passado, já foram celebrados um total de 50 contratos para turbinas eólicas nas comunidades da Pomerânia. O que é promissor é que as primeiras turbinas eólicas já estão a funcionar nas comunidades de Siedenbollentin, Groß Bisdorf e Kartlow-Völschow. Uwe Burmester, chefe do departamento imobiliário da freguesia de Greifswald, sublinha que as freguesias são apoiadas na construção dos aerogeradores. Para atender à crescente demanda nessa área, foi criada uma posição de projeto quase plena na administração.
Perspectivas financeiras
Com um objetivo claro em mente: o Pastor Giebel espera um rendimento de cerca de 100.000 euros por turbina eólica. Estão planejadas pelo menos quatro e possivelmente até sete turbinas eólicas. Esta renda não deve servir apenas para manter os cargos de funcionários, mas também financiar reformas urgentemente necessárias na igreja. No entanto, o valor da receita por turbina eólica pode variar muito, dependendo da localização e do desempenho do respectivo sistema. As receitas rondam actualmente os 100.000 e os 200.000 euros por ano, o que poderá constituir um contributo bem-vindo para as finanças municipais.
No entanto, o projeto também traz consigo desafios. O processo de construção de turbinas eólicas costuma levar pelo menos cinco anos. Mas o Pastor Giebel também vê oportunidades através de possíveis mudanças legais que poderiam acelerar o processo. Por outro lado, também existem preocupações entre as juntas de freguesia. Algumas comunidades são céticas em relação aos parques eólicos próximos ou geralmente se manifestam contra a “asparagusação” da paisagem, o que leva a discussões emocionantes dentro das comunidades.
Solidariedade entre comunidades
O pastor Stefan Fricke, de Stralsund, aborda uma preocupação importante: a solidariedade entre as comunidades religiosas, especialmente para aqueles que não possuem suas próprias terras e, portanto, não podem gerar renda com turbinas eólicas. Isto levanta a questão de como poderia ser uma distribuição justa dos benefícios financeiros no domínio da energia eólica. Em tempos de alterações climáticas e crises energéticas, a procura de soluções sustentáveis é mais importante do que nunca. Mas, ao mesmo tempo, a exigência de uma abordagem respeitosa da natureza e da paisagem não pode ser ignorada.
É justamente em momentos como esses que fica claro o quanto a questão da energia eólica afeta as comunidades. Embora estejam a ser adotadas novas abordagens em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, também se registaram fenómenos meteorológicos significativos nas Caraíbas. O furacão Melissa causou agitação quando uma equipa de investigação da NOAA foi forçada a abortar a sua missão devido à intensa turbulência, demonstrando os perigos associados a fenómenos meteorológicos extremos. Foi supostamente a turbulência mais intensa que um especialista já experimentou ao coletar dados meteorológicos valiosos CNN.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, torna-se claro: abordar as energias renováveis e os desafios associados é uma questão urgente, não só a nível local, mas a nível global. A forma como as comunidades religiosas na Alemanha lidam com estes desafios poderá ser inovadora para a futura política energética do país.