Michelin 2025: Alemanha brilha com número recorde de estrelas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 17 de junho de 2025, novas estrelas Michelin foram concedidas em Hamburgo. Foram reconhecidos 341 restaurantes, incluindo dois novos restaurantes de três estrelas.

Am 17.06.2025 wurden in Hamburg neue Michelin-Sterne verliehen. 341 Restaurants wurden ausgezeichnet, darunter zwei neue Drei-Sterne-Restaurants.
Em 17 de junho de 2025, novas estrelas Michelin foram concedidas em Hamburgo. Foram reconhecidos 341 restaurantes, incluindo dois novos restaurantes de três estrelas.

Michelin 2025: Alemanha brilha com número recorde de estrelas!

Na terça-feira, 17 de junho de 2025, as tão esperadas estrelas Michelin para a Alemanha foram entregues em Frankfurt. Este ano houve um novo recorde: um total de 341 restaurantes receberam pelo menos uma estrela – um restaurante a mais que no ano anterior. Destacam-se especialmente os dois novos restaurantes de topo que foram galardoados com três estrelas. Estas novas adições são o “Restaurant Haerlin” em Hamburgo, liderado pelo chef Christoph Rüffer, e o “Tohru in der Schreiberei” em Munique, liderado por Tohru Nakamura. Os seus extraordinários conceitos culinários impressionam a todos os níveis e estabelecem novos padrões na gastronomia.

A premiação das estrelas é um evento importante para a indústria gastronômica e atrai muita atenção. Prêmios culinários adicionais também foram entregues neste dia especial. O Cocktail Award foi para Michele Heinrich de Yaldy em Frankfurt, enquanto Marie-Helen Krebs de Ikigai no Schloss Elmau recebeu o Prêmio Sommelier. O Prêmio Mentor Chef foi entregue a Claus-Peter Lumpp de Bareiss em Baiersbronn, enquanto Luis Hendricks de Pietsch em Wernigerode foi nomeado Jovem Chef do Ano. Finalmente, Daniela Oos do Wein- und Tafelhaus em Trittenheim recebeu o Prémio de Serviço.

A nova distribuição de estrelas

Um total de 12 restaurantes podem agora esperar o maior prêmio de três estrelas. Além das duas novas adições, são elas:

  • Rutz (Berlin)
  • Bareiss (Baiersbronn)
  • Schwarzwaldstube (Baiersbronn)
  • Jan (München)
  • Es:senz (Grassau)
  • The Table (Hamburg)
  • Aqua (Wolfsburg)
  • Waldhotel Sonnora (Dreis)
  • Schanz. Restaurant (Piesport)
  • Victor’s Fine Dining by Christian Bau (Perl)

Se você observar a distribuição de estrelas nos diferentes estados federais, surgirão algumas tendências interessantes. Na Renânia do Norte-Vestefália, o número de restaurantes com estrelas caiu de 52 para 46, com 10 restaurantes a perderem a sua estrela. É ainda mais agradável que em Baden-Württemberg o número permaneça estável em 73 e até três novos restaurantes estrelas tenham sido adicionados. A Baixa Saxônia tem agora um restaurante três estrelas, o “Aqua” em Wolfsburg. Isto mostra que, apesar de todos os desafios, a gastronomia é muito apreciada e há sempre novidades.

Uma olhada nos novos prêmios

Além disso, 47 restaurantes foram premiados com duas estrelas, incluindo cinco novas adições, como “Oswalds Gourmetstube” em Teisnach e “Gotthardt’s by Yannick Noack” em Koblenz. 282 restaurantes também podem esperar uma estrela, sendo 30 novos escaladores na liga das estrelas. Os 80 restaurantes que receberam a Estrela Verde pela gastronomia ambientalmente consciente devem estar particularmente orgulhosos. Dos 15 restaurantes que receberam o Bib Gourmand pela relação custo-benefício, alguns novos estabelecimentos também podem ser bem-vindos.

O prémio deste ano mostra de forma impressionante que a gastronomia alemã está em constante mudança, caracterizada pela criatividade e pela coragem de experimentar algo novo. A forma como os desenvolvimentos continuarão continuará a ser emocionante e podemos esperar pelos próximos anos. Mais informações sobre os chefs e restaurantes famosos podem ser encontradas no Guia Michelin Alemanha 2025, que estará disponível a partir de maio por 29,95 euros.

Para mais detalhes e uma lista completa de restaurantes premiados, você pode conferir as avaliações em Página Hoga, Valéria Leclerc e Guia Michelin leia.