Os confeiteiros estão dando o exemplo: a campanha das sacolas contra a violência começa no dia 25 de novembro!
Semana de ação contra a violência contra mulheres e crianças no noroeste de Mecklenburg, de 24 a 29 de novembro de 2025. O comércio de panificação dá o exemplo.

Os confeiteiros estão dando o exemplo: a campanha das sacolas contra a violência começa no dia 25 de novembro!
É uma iniciativa que põe em jogo o movimento e aborda um tema muito importante: de 24 a 29 de novembro de 2025, acontecerá uma semana de ação contra a violência contra mulheres e crianças, organizada pela Associação Estadual do Comércio de Panificação e Confeitaria de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Sob o lema “Não entramos na violência”, neste período estão sendo oferecidas nas padarias sacolas de campanha especialmente desenhadas, que não só são recheadas com pão fresco e pãezinhos, mas também espalham uma mensagem importante. Estas sacolas trazem o slogan e o número da linha de apoio “Violência contra a Mulher” (08000 116 016) para conscientizar os atingidos sobre as opções de ajuda, pois o primeiro passo para ajudar começa no dia a dia.
A semana de ação será aberta cerimoniosamente em Wismar no dia 25 de novembro. Às 14h00 haverá distribuição simbólica das primeiras sacolas, acompanhada de entrevista coletiva. Além da Ministra da Igualdade de Oportunidades, Jacqueline Bernhardt, e da Comissária Estadual para Mulheres e Igualdade, Wenke Brüdgam, também estarão presentes representantes do comércio de panificação, como o Mestre da Guilda Estadual, Matthias Grenzer. A campanha convida o distrito de Northwest Mecklenburg a tomar uma posição firme contra a violência doméstica.
Aborde um tópico importante
O objetivo da semana de ação é informar e sensibilizar para um tema muitas vezes oculto. Para muitas pessoas, a violência na família é um tabu que não é abordado. Esta iniciativa mostra que o comércio de panificação não é apenas um artesanato comum, mas também assume responsabilidade social. A solidariedade e a coragem moral devem ser promovidas e o acesso à ajuda será reduzido através da distribuição destes sacos nas padarias.
Se tiver dúvidas sobre as opções de apoio, você encontrará serviços de aconselhamento para mulheres e meninas afetadas pela violência em todos os estados federais. As instalações oferecem aconselhamento pessoal e telefônico e estão disponíveis para uma ampla variedade de formas de violência, seja física ou psicológica. É atribuída grande importância a garantir que o aconselhamento seja oferecido anonimamente e em diferentes idiomas para garantir que o apoio seja acessível a todos, como observa o site Mulheres Contra a Violência.
Suporte e ajuda disponíveis
As ofertas de ajuda variam desde conselhos pontuais até apoio de longo prazo e ofertas de grupo. Isto não só ajuda as pessoas afectadas, mas também dá aos familiares e amigos a oportunidade de aprender mais sobre apoio e de apoiar os seus entes queridos. Os centros de aconselhamento também defendem mudanças políticas e sociais, a fim de melhorar a situação das pessoas afetadas.
A iniciativa da padaria é um excelente exemplo de como as empresas podem tornar-se activas na sua comunidade. É um apelo a todos: a violência não é uma opção e juntos podemos encontrar soluções e oferecer ajuda!