Novo esplendor para o cemitério de Gadebusch: renovação e sepultamentos modernos!
Saiba tudo sobre o andamento da obra de construção do caminho do cemitério de Gadebusch e novas formas de sepultamento.

Novo esplendor para o cemitério de Gadebusch: renovação e sepultamentos modernos!
Algo está acontecendo em Gadebusch, pois as obras de construção do cemitério local estão progredindo bem. Com um volume total de cerca de 180 mil euros, a rede de caminhos do cemitério está a ser renovada pela primeira vez em várias décadas. Cerca de 50% do projeto já foi concluído e muitos milhares de pedras de pavimentação já foram colocadas. As obras, que estão previstas para durar até Novembro de 2025, foram financiadas tanto pela freguesia como pela cidade de Gadebusch, pelo que ambas as partes investem igualmente na melhoria das instalações.
Os novos caminhos são um benefício absoluto para o cemitério, que já sofreu forte erosão no passado. Isso tornou o uso significativamente mais difícil não apenas para os pedestres, mas especialmente para os proprietários de andadores. Mas agora os visitantes podem esperar uma experiência de caminhada mais agradável, e o feedback dos visitantes do cemitério tem sido consistentemente positivo. Merece destaque a fusão dos dois cemitérios da cidade e da igreja, que estão sob o patrocínio da freguesia desde 1 de janeiro de 2024.
Novas formas e tradições funerárias
As mudanças estruturais são também acompanhadas por uma reformulação dos métodos de sepultamento. Opções modernas, como sepulturas parceiras em urnas, sepulturas em árvores de urna e sepulturas tradicionais com laje são agora possíveis no cemitério de Gadebusch. Há também um folheto informativo intitulado “Parkfriedhof Gadebusch” na livraria Schnürl e Müller. Esta brochura não só cobre as novas formas de sepultamento, mas também oferece informações interessantes sobre a história do cemitério, que é considerado o livro de história da cidade.
Esta história pode ser lida claramente nas lápides. Ex-profissões como vereador de saúde, vereador e professor dão uma ideia das diversas histórias de vida que aqui encontram casa. O nível superior do cemitério, que abriga 21 sepulturas de guerra da Segunda Guerra Mundial, dificilmente poderia ser mais comovente. Cobertos de hera e marcados com crachás, os túmulos incentivam a reflexão sobre o passado. Porém, muitas pessoas não sabem mais os nomes dos falecidos, o que tanto comove as pessoas quanto as faz pensar.
O projeto no cemitério destaca os esforços para tornar sustentável a cultura do cemitério em Gadebusch. O desenvolvimento no sentido de outras formas modernas de sepultamento é um passo em muitas novas direções. Não só o lugar mudou, mas também a forma como nos despedimos.
Em suma, mostra que Gadebusch tem um talento especial para combinar tradição e modernidade. Qualquer pessoa que queira dar uma olhada nos desenvolvimentos e aprender algo sobre a história do local está calorosamente convidada a adquirir o folheto na livraria Schnürl e Müller ou ter uma impressão das mudanças por si mesmo.