Dia da Reforma 2025: feriado ou dia útil? A visão geral do país!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 31 de outubro de 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebra o Dia da Reforma, que comemora a publicação de suas teses por Martinho Lutero.

Am 31. Oktober 2025 feiert Mecklenburg-Vorpommern den Reformationstag, der an Martin Luthers Thesenanschlag erinnert.
Em 31 de outubro de 2025, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental celebra o Dia da Reforma, que comemora a publicação de suas teses por Martinho Lutero.

Dia da Reforma 2025: feriado ou dia útil? A visão geral do país!

Hoje, 31 de outubro de 2025, os cristãos protestantes na Alemanha e em outros lugares celebram o Dia da Reforma. Um feriado que não apenas comemora o ato corajoso de Martinho Lutero em 1517, mas também é considerado feriado em nove estados federais alemães. Numerosos serviços e eventos religiosos destacam o significado deste dia e celebram as conquistas da Reforma, que trouxe mudanças sociais de longo alcance.

Na Alemanha, este feriado comemora principalmente a afixação de teses, quando Lutero pregou as suas 95 teses na porta da igreja do castelo em Wittenberg. Ele queria chamar a atenção para as queixas da Igreja Católica, especialmente a venda de indulgências, que permitia aos fiéis fazer doações financeiras em troca da renúncia aos pecados. Este ato corajoso tornou-se a pedra angular da Igreja Protestante e é considerado um marco na história cristã. Lutero também apelou a uma reforma das práticas da igreja e acreditava firmemente na justificação dos pecadores apenas através da fé. Isto é frequentemente discutido nos cultos da igreja de hoje, e o conhecido hino de Lutero “Uma Poderosa Fortaleza é Nosso Deus” é frequentemente cantado.

Dia da Reforma como feriado

Na Alemanha, nove estados federais celebram o Dia da Reforma como feriado. Isso inclui:

  • Brandenburg
  • Bremen (seit 2018)
  • Hamburg (seit 2018)
  • Mecklenburg-Vorpommern
  • Niedersachsen (seit 2018)
  • Sachsen
  • Sachsen-Anhalt
  • Schleswig-Holstein (seit 2018)
  • Thüringen

No entanto, em muitos outros estados federais, incluindo Baviera, Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, um feriado é comemorado em 1º de novembro, como o Dia de Todos os Santos. Curiosamente, não há feriados em Berlim e Hesse nestes dois dias, o que significa que os funcionários têm de trabalhar regularmente!

Uma olhada na história

Embora o Dia da Reforma seja comemorado em alguns estados federais desde 2018, a origem deste feriado é muito mais antiga. Dias uniformes de lembrança para os protestantes foram estabelecidos já no século XVII, e 31 de outubro acabou sendo adotado como data oficial. Historicamente, o processo exato de publicação das teses de Lutero é controverso, mas seus efeitos são indiscutíveis. Não só levou à fundação da Igreja Protestante, mas também à tradução da Bíblia para o alemão, que teria um impacto significativo na educação e nas ideias morais da sociedade na Alemanha.

Mesmo que o Dia da Reforma não seja hoje celebrado como uma celebração familiar ao estilo da Páscoa ou do Natal, ainda assim tem um lugar permanente na memória colectiva de muitas pessoas. Especialmente nos lares protestantes, este dia é frequentemente associado à reflexão e à tradição e mostra a influência da Reforma até hoje. Mas nem todo mundo vê o feriado de forma positiva; Algumas organizações, incluindo o Conselho Central dos Judeus na Alemanha, criticaram as declarações anti-semitas de Lutero e apelaram a protestos contra a sua comemoração.

Em resumo, o Dia da Reforma não é apenas um feriado, mas um dia de reflexão sobre a fé, a igreja e o significado das mudanças no passado – muito popular entre os cristãos protestantes e uma parte importante da história cultural alemã.