Alerta vermelho: tempestade no Mar Báltico provoca níveis elevados de água!
Níveis atuais de água no Mar Báltico em Rostock e arredores em 16 de junho de 2025: avisos de tempestades e previsões de inundações.

Alerta vermelho: tempestade no Mar Báltico provoca níveis elevados de água!
Será turbulento nas regiões costeiras do Mar Báltico hoje, 16 de junho de 2025. Foi anunciada uma tempestade que afetará principalmente a costa do Mar Báltico de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. As previsões meteorológicas indicam que os níveis de água em Schleswig-Holstein deverão subir 1,50 metros ou mais acima da maré alta média. “Pode ser uma tempestade muito forte”, alerta o ministro do Meio Ambiente, Tobias Goldschmidt, e pede aos moradores que tenham cuidado.
Como o Jornal do Mar Báltico Segundo relatórios, o pico da tempestade poderá ser atingido na noite de sexta-feira, com a tendência da maré perto da Baía de Lübeck a atingir o nível de uma tempestade severa. Está previsto um nível de água de até 2,00 metros acima da enchente média para o Fiorde de Flensburg.
Estações de medição e níveis de água
Os níveis atuais da água são registrados em várias estações de medição, incluindo Wismar, Warnemünde, Althagen, Barth, Stralsund, Sassnitz e Greifswald. De acordo com os dados de bsh.de Os valores estão na faixa habitual, mas com possíveis oscilações devido à tempestade. Atualmente, o nível de inundação mais alto (HHW) em Warnemünde na história é de 770 cm, medido em 13 de novembro de 1872. A maré alta média (MHW) é de 617 cm e a maré baixa média (MNW) é de 407 cm.
A classificação agora comum das classes de tempestades é particularmente importante para os residentes. Valores entre 1,00 e 1,25 metros acima do nível médio da água são considerados tempestades, enquanto uma tempestade severa só é classificada a partir de 1,50 metros e uma tempestade muito severa acima de 2,00 metros. Tais alertas são emitidos por diversas instituições, como governos federal, estaduais e municipais, e divulgados por diversos canais, seja rádio, televisão ou mesmo mídias sociais.
Consequências das últimas tempestades
Os efeitos devastadores das tempestades não são desconhecidos dos residentes locais. Foi o que ela relatou estrela que a última forte tempestade em Outubro do ano passado causou danos no valor de 56 milhões de euros, tendo a cidade de Sassnitz, em particular, relatado uma necessidade financeira de cerca de 42 milhões de euros para restaurar a infra-estrutura em dificuldades.
Após os anos de 2017 e 2019, que também foram afetados por tempestades, houve alguma repensação na prevenção. Especialistas alertam que a atual tempestade pode durar até 40 horas e que há temores de subsequentes colapsos acentuados de margens e inundações de cristas de praia na foz do Mula. Já foram identificados graves danos às praias e dunas causados pela alimentação artificial.
Com o forte alerta dado pelos dinamarqueses, foi acrescentada outra dimensão. A polícia da Dinamarca está a aconselhar os residentes e turistas a abandonarem as zonas costeiras até sexta-feira de manhã para se protegerem de potenciais inundações em zonas populares de casas de veraneio.
O clima na costa alemã do Mar Báltico continua emocionante. Manteremos os leitores atualizados sobre todos os desenvolvimentos e desejaremos que as pessoas afetadas passem ilesas por esses dias conturbados.