Renovação da B 103 em Rostock: segurança no trânsito para os próximos 15 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 7 de novembro de 2025, o trecho entre Rostock Reutershagen e Kritzmow será aberto ao tráfego após ampla reforma do pavimento e investimentos de 16 milhões de euros.

Am 7. November 2025 wird der Abschnitt zwischen Rostock Reutershagen und Kritzmow für den Verkehr freigegeben, nach umfangreicher Deckenerneuerung und Investitionen von 16 Millionen Euro.
No dia 7 de novembro de 2025, o trecho entre Rostock Reutershagen e Kritzmow será aberto ao tráfego após ampla reforma do pavimento e investimentos de 16 milhões de euros.

Renovação da B 103 em Rostock: segurança no trânsito para os próximos 15 anos!

Em 7 de novembro de 2025, foi dado um passo significativo no planejamento do tráfego de Rostock. O trecho entre o entroncamento Rostock Reutershagen e o entroncamento Kritzmow está agora aberto ao tráfego. Esta medida representa a conclusão da renovação do teto em aproximadamente 3,5 quilômetros e é uma parte importante dos projetos de expansão da infraestrutura urbana.

A renovação da B 103 estende-se por um troço total de 14 quilómetros e foi implementada em várias fases de construção. Foi dada especial atenção para manter as perturbações de trânsito tão baixas quanto possível. O tráfego pode agora circular na nova estrada, enquanto os restantes trabalhos, incluindo a desmontagem de dois cruzamentos centrais, deverão ser concluídos nas próximas semanas.

Antecedentes e detalhes

A melhoria do B 103 foi dividida em um total de cinco fases de construção, que foram realizadas de novembro de 2022 a novembro de 2025. Aqui está um resumo:

  • Schutower Kreuz – AS Evershagen: November – Dezember 2022, 1 km, 1 Million Euro
  • AS Lütten Klein – AS Evershagen: Mai – August 2023, 2,4 km, 3 Millionen Euro
  • AS Reutershagen – AS Schutow: April – Juli 2024, 2 km, 3 Millionen Euro
  • A 20 – AS Rostock West – AS Kritzmow: August – Dezember 2022, 5 km, 6 Millionen Euro
  • AS Kritzmow – AS Reutershagen: August – November 2025, 3,5 km, 3,1 Millionen Euro

No total, cerca de 16 milhões de euros foram canalizados para a renovação da infra-estrutura rodoviária através destas medidas abrangentes. Mais de uma centena de trabalhadores da construção civil estiveram envolvidos nos trabalhos, que foram concluídos com sucesso, sem grandes perturbações, para além de ocasionais atrasos meteorológicos.

Ciclovias e materiais sustentáveis

Outra área que foi melhorada é a ciclovia entre Schutower Kreuz e a ponte cicloviária de Westfriedhof, que foi reparada no verão de 2023 por cerca de 141.000 euros. Estas medidas fazem parte dos esforços da cidade para aumentar a segurança e a qualidade do trânsito, tanto para condutores como para ciclistas.

A composição do asfalto utilizado desempenha um papel importante na durabilidade das estradas. O concreto asfáltico, um material compósito feito de agregados minerais e betume, é conhecido por sua durabilidade e tem sido utilizado na construção de estradas desde o século XIX. Existem diferentes misturas, como mistura quente e mistura asfáltica a frio, que podem ser utilizadas dependendo das necessidades. A reciclagem também é uma questão importante; Agora, aditivos como produtos de asfalto reciclado são usados ​​em asfalto novo, promovendo práticas de construção sustentáveis ​​e reduzindo custos. A Wikipedia relata que misturas asfálticas têm sido usadas na construção de pavimentos desde o século XIX.

As próximas obras restantes e a futura regulamentação do trânsito, com um limite de velocidade de 80 km/h nos troços de desmantelamento, ajudarão a aumentar a segurança de todos os utentes da estrada e a manter as novas faixas a longo prazo. Com uma vida útil prevista de pelo menos dez a quinze anos, os cidadãos de Rostock podem esperar uma melhor acessibilidade e menos perturbações no trânsito diário.