Proteção dos ursos polares em foco: Rostock Zoo e ROSTOCK PORT fortalecem parceria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rostock comemora 20 anos de parceria com o zoológico para a conservação dos ursos polares durante a Semana Internacional do Urso Polar de 2025.

Rostock feiert 20 Jahre Partnerschaft mit dem Zoo für Eisbärenschutz während der Internationalen Polar Bear Week 2025.
Rostock comemora 20 anos de parceria com o zoológico para a conservação dos ursos polares durante a Semana Internacional do Urso Polar de 2025.

Proteção dos ursos polares em foco: Rostock Zoo e ROSTOCK PORT fortalecem parceria!

A Semana Internacional do Urso Polar acontecerá de 2 a 8 de novembro de 2025 e tem como objetivo proteger os majestosos ursos polares. Maike Grunwald da ROSTOCK PORT GmbH visitou os ursos polares no Zoológico de Rostock por ocasião deste evento. A parceria entre ROSTOCK PORT e o zoológico existe há quase 20 anos. Juntas, as organizações têm feito muito para proteger as espécies e preservar os habitats árticos dos ursos polares, como relata Rathaus Rostock.

O Zoológico de Rostock abriga três fêmeas de ursos polares: Sizzel, Noria e Lili, todas com idades entre 9 e 10 anos. Lili assumiu o papel de liderança do grupo, enquanto Noria e ela permanecem próximas. A diretora do zoológico, Antje Angeli, agradece muito o apoio do ROSTOCK PORT na proteção da natureza e das espécies e agradece por isso. É dada especial atenção ao treinamento médico dos ursos polares, que permite exames sem estresse e verificações regulares de peso.

Proteção e pesquisa para ursos polares

ROSTOCK PORT é um parceiro premium e patrocinador de animais dos ursos polares desde 2006. 37 filhotes de ursos polares foram criados em Rostock desde 1956. Um urso polar macho chegará ao zoológico no próximo ano e será destinado à reprodução direcionada. Existem atualmente cerca de 265 ursos polares vivendo em 111 zoológicos em todo o mundo, de acordo com o International Stud Book de março de 2025. Mas a situação dos ursos polares na natureza é preocupante: de acordo com Tagesschau, os ursos polares são considerados ameaçados de extinção, principalmente devido às mudanças climáticas, que são ameaçando seu habitat.

No total, estima-se que existam entre 22.000 e 31.000 ursos polares, com a maior população encontrada no Canadá. Apesar disso, apenas um terço da população de ursos polares permanece estável, enquanto a caça e as mudanças ambientais afectam gravemente as suas hipóteses de sobrevivência. Os ursos polares dependem do gelo marinho para caçar focas, e o recuo do gelo está encurtando significativamente a temporada de caça. O diretor do zoológico, Angeli, enfatiza a importância desse gelo marinho para a sobrevivência dos ursos polares e mostra que quase 600 a 800 ursos polares são mortos pela caça todos os anos.

O compromisso do Zoológico de Rostock e do PORTO DE ROSTOCK também flui para projetos científicos que tratam da sobrevivência dos ursos polares no Ártico. As contribuições dos visitantes apoiam projectos de investigação como o Bear Tracker Project, no qual os ursos polares são equipados com coleiras GPS para estudar os seus movimentos migratórios e a influência das alterações climáticas no seu ambiente de vida.

Dados os desafios que as alterações climáticas e as atividades humanas representam para os ursos polares, apoiar projetos de conservação é mais importante do que nunca. A responsabilidade que temos pela conservação dos nossos recursos naturais é grande. Só juntos poderemos garantir que as gerações futuras terão a oportunidade de observar os majestosos ursos polares no seu habitat natural.