Proteção dos ursos polares em foco: Rostock Zoo e ROSTOCK PORT fortalecem parceria!
Rostock comemora 20 anos de parceria com o zoológico para a conservação dos ursos polares durante a Semana Internacional do Urso Polar de 2025.

Proteção dos ursos polares em foco: Rostock Zoo e ROSTOCK PORT fortalecem parceria!
A Semana Internacional do Urso Polar acontecerá de 2 a 8 de novembro de 2025 e tem como objetivo proteger os majestosos ursos polares. Maike Grunwald da ROSTOCK PORT GmbH visitou os ursos polares no Zoológico de Rostock por ocasião deste evento. A parceria entre ROSTOCK PORT e o zoológico existe há quase 20 anos. Juntas, as organizações têm feito muito para proteger as espécies e preservar os habitats árticos dos ursos polares, como relata Rathaus Rostock.
O Zoológico de Rostock abriga três fêmeas de ursos polares: Sizzel, Noria e Lili, todas com idades entre 9 e 10 anos. Lili assumiu o papel de liderança do grupo, enquanto Noria e ela permanecem próximas. A diretora do zoológico, Antje Angeli, agradece muito o apoio do ROSTOCK PORT na proteção da natureza e das espécies e agradece por isso. É dada especial atenção ao treinamento médico dos ursos polares, que permite exames sem estresse e verificações regulares de peso.
Proteção e pesquisa para ursos polares
ROSTOCK PORT é um parceiro premium e patrocinador de animais dos ursos polares desde 2006. 37 filhotes de ursos polares foram criados em Rostock desde 1956. Um urso polar macho chegará ao zoológico no próximo ano e será destinado à reprodução direcionada. Existem atualmente cerca de 265 ursos polares vivendo em 111 zoológicos em todo o mundo, de acordo com o International Stud Book de março de 2025. Mas a situação dos ursos polares na natureza é preocupante: de acordo com Tagesschau, os ursos polares são considerados ameaçados de extinção, principalmente devido às mudanças climáticas, que são ameaçando seu habitat.
No total, estima-se que existam entre 22.000 e 31.000 ursos polares, com a maior população encontrada no Canadá. Apesar disso, apenas um terço da população de ursos polares permanece estável, enquanto a caça e as mudanças ambientais afectam gravemente as suas hipóteses de sobrevivência. Os ursos polares dependem do gelo marinho para caçar focas, e o recuo do gelo está encurtando significativamente a temporada de caça. O diretor do zoológico, Angeli, enfatiza a importância desse gelo marinho para a sobrevivência dos ursos polares e mostra que quase 600 a 800 ursos polares são mortos pela caça todos os anos.
O compromisso do Zoológico de Rostock e do PORTO DE ROSTOCK também flui para projetos científicos que tratam da sobrevivência dos ursos polares no Ártico. As contribuições dos visitantes apoiam projectos de investigação como o Bear Tracker Project, no qual os ursos polares são equipados com coleiras GPS para estudar os seus movimentos migratórios e a influência das alterações climáticas no seu ambiente de vida.
Dados os desafios que as alterações climáticas e as atividades humanas representam para os ursos polares, apoiar projetos de conservação é mais importante do que nunca. A responsabilidade que temos pela conservação dos nossos recursos naturais é grande. Só juntos poderemos garantir que as gerações futuras terão a oportunidade de observar os majestosos ursos polares no seu habitat natural.