Distrito de Rostock: oficinas de Güstrow vão para Diakonie Güstrow!
O distrito de Rostock está planejando transferir as oficinas de Güstrow para Diakonie Güstrow e.V. para otimizar os serviços sociais.

Distrito de Rostock: oficinas de Güstrow vão para Diakonie Güstrow!
O que está acontecendo na região de Rostock? O foco está atualmente nos workshops de Güstrow, enquanto os comitês do conselho distrital no distrito de Rostock estão discutindo a transferência de suas ações para a Diakonie Güstrow e.V. Esta medida visa tornar a oferta social no distrito mais eficiente, dada a tensa situação financeira. Alto NDR A transferência poderá entrar em vigor já em 1º de janeiro de 2026, desde que todos os envolvidos concordem e o conselho distrital concorde.
Os workshops de Güstrow não são uma folha em branco. Eles foram fundados em 1º de janeiro de 1993 e se fundiram com oficinas de reabilitação nos antigos distritos de Güstrow e Teterow. Hoje, a gGmbH emprega até 900 pessoas no distrito de Rostock e oferece-lhes uma ampla gama de serviços em 24 locais diferentes. As ofertas incluem oficinas, grupos diurnos, dormitórios, atendimento ambulatorial e creche integrativa. A educação escolar também não é negligenciada, pois existe uma escola especial para o desenvolvimento intelectual, como explica o site Güstrower Werkstätten aqui.
Uma transição perfeita
Diakonie Güstrow comunicou claramente que esta transferência não mudará nada para os funcionários da oficina. Juntamente com a Diakonisches Werk Mecklenburg-Western Pomerânia, ela continuará a atuar como patrocinadora dos workshops. Isto dá aos funcionários e cuidadores um motivo para descansar, pois continuarão a receber as ofertas e apoio habituais.
Mas por que esta etapa? Dados os atuais desafios financeiros, tornou-se cada vez mais importante que os municípios concebam as suas ofertas sociais de forma sustentável. Ao transferir as oficinas de Güstrow, a Diakonie tenta encontrar uma solução que atenda às necessidades de todos os envolvidos. Este projeto faz parte de uma estratégia mais ampla para promover a participação e inclusão de pessoas com deficiência, que se tornou mais importante na Alemanha desde que a Lei Federal de Participação foi aprovada em 2018. O objetivo é criar uma sociedade inclusiva que priorize a autodeterminação e o apoio individual às pessoas com deficiência, como enfatiza Diakonie. aqui.
Ofertas diversas para todos
Nas oficinas Güstrow, os colaboradores beneficiam de diversas medidas de reabilitação profissional e desenvolvimento pessoal. Isto inclui terapia musical e de dança, design criativo, promoção de competências básicas e atividades desportivas. Numa altura em que a inclusão é muito importante, a Güstrower Werkstätten e os seus patrocinadores estão ativamente empenhados em quebrar barreiras.
Portanto, tudo está mudando e continua emocionante ver como as coisas irão evoluir. O rumo foi traçado e, até à transmissão esperada, só podemos esperar que todos os envolvidos tenham em mente os melhores interesses da população do distrito de Rostock. Podemos esperar pelos próximos passos!