Rostock está planejando zonas tranquilas e de proteção para os fogos de artifício da véspera de Ano Novo!
Rostock está a discutir novas regras para os fogos de artifício da véspera de Ano Novo: a protecção e as zonas tranquilas devem permitir uma viragem do ano mais amiga do ambiente.

Rostock está planejando zonas tranquilas e de proteção para os fogos de artifício da véspera de Ano Novo!
Atualmente há uma discussão acalorada em Rostock sobre os fogos de artifício da véspera de Ano Novo, que não foca apenas nos ouvidos, mas também no meio ambiente. O grupo parlamentar Alliance 90/The Greens.Volt apresentou uma proposta para criar zonas de proteção e descanso, a fim de reduzir a carga sobre as pessoas, os animais e a natureza. A candidatura prevê a definição de pelo menos uma zona tranquila por distrito, especialmente em praias naturais e balneares, a fim de minimizar os efeitos negativos dos fogos de artifício, conforme relata NNN.
Atualmente existem algumas restrições aos fogos de artifício em Rostock: eles não podem ser queimados perto de postos de gasolina, igrejas, hospitais ou lares de crianças e idosos. Mas isso não é suficiente para o grupo. Ela pede áreas adicionais de tranquilidade porque a exposição aos fogos de artifício é particularmente elevada na véspera de Ano Novo e as praias estão poluídas pelos restos de fogos de artifício. Um exemplo disso é a limpeza costeira de Ano Novo de 2020 em Warnemünde, onde 70% do lixo recolhido veio dos fogos de artifício da véspera de Ano Novo.
Por que áreas tranquilas?
A importância destas áreas de descanso é sustentada por vários factores. Chama-se a atenção para o fardo considerável que os fogos de artifício trazem consigo, tanto para as pessoas, como para os animais e para o ambiente. Pequenos restos de fogos de artifício são particularmente difíceis de remover da areia das praias, e os regulamentos existentes, como os regulamentos relativos às praias, que proíbem a contaminação, poderiam ser complementados por proibições adicionais de fogos de artifício privados.
Uma olhada em outras cidades mostra que a ideia de zonas tranquilas não é nova. Grandes cidades como Frankfurt am Main, Hamburgo, Estugarda e Munique já criaram zonas de fogos de artifício para reduzir o ruído e o impacto ambiental. Em Rostock, a administração, juntamente com os conselhos locais, devem agora implementar medidas adequadas para proteger a praia e a natureza.
Os fogos de artifício em resumo
Mas o que exatamente são fogos de artifício? Fireworks é uma exibição pirotécnica que apresenta impressionantes efeitos de luz e estrondos no céu noturno. Existem diferentes categorias de fogos de artifício na UE, por exemplo, grandes fogos de artifício (CAT. F4), que só podem ser disparados por pirotécnicos treinados, e pequenos fogos de artifício (CAT. F2), que são vendidos para uso privado a pessoas com 18 anos ou mais. Na Alemanha, em particular, a compra e queima de fogos de artifício da categoria F2 só é permitida nos últimos três dias úteis do ano, como enfatiza a Wikipedia.
A discussão ambiental em torno da tecnologia dos fogos de artifício está ganhando força. Cada vez mais países estão a tomar medidas para regular ou proibir parcialmente o uso de fogos de artifício, entre outras coisas por razões ambientais. Uma iniciativa popular para restringir o uso de fogos de artifício está atualmente a ser apoiada na Suíça e já recolheu mais de 137 mil assinaturas.
Resta a questão de como Rostock irá lidar com os pedidos pendentes e os novos regulamentos. A decisão sobre as zonas de proteção e tranquilidade será tomada numa das próximas reuniões da Câmara Municipal. A protecção das praias e a redução das emissões de poeiras finas estão no topo da agenda.