Rostock se torna um centro de liderança para o resgate da antiga munição!

Rostock se torna um centro de liderança para o resgate da antiga munição!

Rostock, Deutschland - Uma nova era começa na costa norte e do mar do Báltico: Rostock é o centro do resgate da antiga munição. O ministro do Meio Ambiente, Carsten Schneider (SPD), anunciou que a cidade foi escolhida como um centro federal de competência para a evacuação de munição. Isso dá um passo claro para libertar as águas de munição perigosa e risco ambiental, que se acumularam lá desde o final da Segunda Guerra Mundial. Estima -se que cerca de 1,6 milhão de toneladas de munição convencional de guerra são armazenadas em nossos oceanos, e esse fundo traz riscos consideráveis para o ecossistema marinho porque os explosivos podem escapar da munição. Esse perigo invisível é com os moradores: não bem recebido dentro das regiões costeiras.

Como parte do acordo de coalizão, o estabelecimento deste centro é uma etapa importante. O prefeito de Rostock, Eva-Maria Kröger (à esquerda), ficou entusiasmado com as notícias e enfatizou a importância da decisão para a cidade. O Ocean Technology Campus (OTC) em Rostock, uma rede de instituições de pesquisa marítima, atuará como um local central para o Centro de Competência. Não apenas a tecnologia mais recente está disponível aqui, mas também uma área de teste para a tecnologia marinha que é gerenciada no Digital Ocean Lab.

O plano de recuperação de munição

Em 2024, cerca de 100 especialistas de política, negócios e pesquisas se reuniram em Kiel para discutir as próximas reconhecimento piloto da antiga munição no mar Báltico. O Ministério de Energia de Schleswig-Holstein, proteção climática, meio ambiente e natureza (Mekun) assumiu o patrocínio do evento. Tobias Goldschmidt, ministro da transição de energia, enfatizou que houve um longo tempo de espera de dez anos até o primeiro salvamento. Equipados com um programa imediato de 100 milhões de euros, as ações de salvamento devem agora ser abordadas rapidamente para aliviar as áreas contaminadas do Mar Báltico. A partir do verão de 2025, estão planejados os primeiros recessos do piloto na Baía de Lübeck.

  • Rostock se torna o Centro Federal de Competência para Munção Montante.
  • Cerca de 300.000 toneladas de munição antiga estão no Mar Báltico.
  • Schleswig-Holstein oferece cooperação na construção do centro.
  • Especialistas esperam que o Mar Báltico esteja livre de munição até 2040, se houver fundos suficientes.

Preocupações ambientais e apoio científico

Mas a urgência dessas medidas de resgate é sustentada pelo impacto ambiental detectável. Estudos do Centro Geomar Helmholtz para pesquisa oceânica mostram que os compostos explosivos já foram encontrados na água, principalmente abaixo dos valores críticos, mas já perigosamente próximos desses locais em algumas amostras. TNT, RDX e DNB são apenas algumas das substâncias químicas que são liberadas na corrosão das tampas de metal. As mudanças climáticas e as temperaturas crescentes aceleram esse processo de decaimento, de modo que, sem medidas de salvamento adequadas, a carga continuará aumentando nos próximos anos.

Os cientistas de Geomar, liderados pelo professor Jens Greinert, acompanharão as salvagens e ficarão de olho no impacto ambiental. O formato de exemplo para evacuação de munição construído na Alemanha também pode servir internacionalmente como modelo para a eliminação de tais locais contaminados. O caminho para a solução sustentável e segura está aberta e os moradores costeiros podem esperar menos riscos e um ambiente marítimo sem resíduos.

Em resumo, pode -se dizer: Rostock colocou os cartões em cima da mesa e ganhou uma boa mão ao estabelecer o estabelecimento do resgate de cargas de munição. Isso não apenas garante a segurança dos moradores costeiros, mas também uma importante contribuição para a proteção de nosso ambiente marítimo.

Further information can be found in the articles of fisch e fang e em DetailsOrtRostock, DeutschlandQuellen

Kommentare (0)