O sal do Mar Báltico ameaça Rostock Heath – medidas urgentemente necessárias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A investigação alerta: a invasão do sal e as alterações climáticas estão a pôr em perigo a floresta costeira de Rostock. Ação urgente necessária!

Forschung warnt: Salzinvasion und Klimawandel gefährden den Rostocker Küstenwald. Dringende Maßnahmen erforderlich!
A investigação alerta: a invasão do sal e as alterações climáticas estão a pôr em perigo a floresta costeira de Rostock. Ação urgente necessária!

O sal do Mar Báltico ameaça Rostock Heath – medidas urgentemente necessárias!

Estão a surgir desenvolvimentos preocupantes na idílica Rostock Heath, uma das maiores florestas costeiras da Alemanha. Pesquisadores da Universidade de Rostock, liderados por Joachim Schmidt, alertam para a morte de árvores nas bordas e nas áreas baixas da charneca. A combinação da subida do nível do mar e da intervenção humana está a conduzir a mudanças dramáticas na paisagem entre Markgrafenheide e Graal Müritz. NDR informa que...

A localização à beira-mar não traz apenas vistas pitorescas, mas também perigos graves. A subida do nível do Mar Báltico em Warnemünde mostra que os volumes de água aumentaram cerca de 1,4 milímetros por ano desde o início do século XX, e esta tendência está a acelerar. Os especialistas esperam que o nível da água suba pelo menos meio metro até ao final do século, aumentando a vulnerabilidade das regiões costeiras às inundações. Durante as cheias, o Mar Báltico penetra profundamente no país, o que é ainda facilitado pelo aprofundamento dos canais marítimos.

Consequências ecológicas das inundações

É dada especial atenção aos solos da charneca de Rostock, que se tornaram extremamente secos e estão cada vez mais ameaçados pela água salgada do Mar Báltico. Após as inundações, a água não consegue escoar, causando a acumulação de sal, o que por sua vez danifica as árvores. Nos últimos 30 anos, foram perdidos cerca de 9 hectares de charnecas. As empresas e instituições encarregadas da protecção costeira são chamadas a contrariar estes desenvolvimentos. Foi apresentado um pacote de medidas que visa reduzir a acumulação de sal e impedir a morte das charnecas. A solução pretendida passa por manter o máximo de água doce possível na charneca e desonerar as áreas de drenagem, roçada e utilização agrícola.

Os cidadãos, que devem decidir sobre a implementação destas medidas, desempenham um papel crucial. Mas até agora não está claro se isso realmente levará a uma discussão intensiva sobre o tema. É crucial que a região aumente a sensibilização para este desafio ecológico, porque Rostock Heath não é apenas um local popular para caminhadas, mas também um habitat valioso para muitas espécies raras de animais e plantas. [Outdooractive descreve os percursos pedestres através desta paisagem única].

Significado econômico e desafios

As regiões costeiras da Alemanha, especialmente Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, são de grande importância simbiótica. Albergam não só habitats naturais, mas também setores económicos importantes, como a pesca e a indústria marítima. Embora o valor do lazer e da recreação seja elevado e estimule o turismo, a utilização intensiva dos mares e das zonas costeiras acarreta encargos ecológicos. As alterações climáticas também acrescentam desafios adicionais: aumentam a temperatura da água e promovem a subida do nível do mar, aumentando o risco de inundações. A Agência Federal do Meio Ambiente destaca a necessidade de medidas sustentáveis ​​de proteção costeira.

Os responsáveis ​​são obrigados a desenvolver uma gestão integrada da zona costeira que promova zonas costeiras ecologicamente intactas e economicamente prósperas. O futuro da charneca de Rostock depende em grande parte de quão bem as pessoas e a natureza conseguem agir em harmonia nesta sensível zona costeira.