Concerto beneficente salva Schelfkirche: 3,8 milhões de euros são necessários com urgência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 13 de outubro de 2025, acontecerá na Schelfkirche um concerto beneficente de limpeza contra a podridão seca com o objetivo de arrecadar 3,8 milhões de euros.

Am 13. Oktober 2025 findet in der Schelfkirche ein Benefizkonzert zur Sanierung gegen Hausschwamm statt, um 3,8 Millionen Euro einzusammeln.
No dia 13 de outubro de 2025, acontecerá na Schelfkirche um concerto beneficente de limpeza contra a podridão seca com o objetivo de arrecadar 3,8 milhões de euros.

Concerto beneficente salva Schelfkirche: 3,8 milhões de euros são necessários com urgência!

Na cidade de Schwerin, abençoada com belezas históricas, teve lugar um concerto beneficente na Schelfkirche no dia 13 de outubro de 2025. Organizado pela Orquestra Estatal de Mecklenburg, o evento foi um passo importante para a renovação desta magnífica igreja, que representa uma parte crucial do conjunto residencial Património Mundial da UNESCO. Mais de 5.000 euros foram angariados através de receitas de bilhetes e doações, o que reforça as esperanças de mais fundos e apoio para enfrentar a urgentemente necessária renovação do telhado.

Como enfatizou o pastor Silke Draeger do Schelfgemeinde, os custos de renovação são extremamente elevados, cerca de 3,8 milhões de euros. Um especialista descobriu que quase todas as 80 vigas de madeira da estrutura do telhado apodreceram, o que põe significativamente em risco a estabilidade do telhado. Actualmente, um andaime apoia as futuras medidas de renovação, que visam preservar não só a própria igreja, mas também a identidade cultural da comunidade. “Esperamos o apoio dos governos federal e estadual”, diz Draeger, que também sublinha a importância da igreja para a comunidade local.

O concerto beneficente: uma delícia musical

O enquadramento musical da noite foi proporcionado por obras de compositores regionais, incluindo a “Sinfonia em Ré maior” de Benedict Friedrich Zinck, bem como peças humorísticas e profundas de Thomas Mancinus e Hermann Zumpe. Sob o patrocínio de Donata, Duquesa de Mecklenburg, o concerto foi apresentado pela Mecklenburgische Staatskapelle com a soprano Anna Cavaliero e o organista Friedemann Braun. A direção musical foi assumida pelo concertino Volker Reinhold, que emocionou o público com sons nítidos.

Mas o concerto deveria ser mais do que apenas uma performance cultural. Serve também para chamar a atenção para a necessidade urgente de renovação e para atrair possível apoio financeiro de fundações e comércios privados. “Esperamos que tais eventos ajudem a posicionar a nossa causa aos olhos do público”, disseram os organizadores.

O foco está na preservação da Schelfkirche

Os desafios na renovação da Schelfkirche não são apenas financeiros. Edifícios históricos como a Schelfkirche requerem frequentemente extensos trabalhos de restauro, que não só moldam a paisagem urbana, mas também criam uma ligação à história e cultura da região. Existem programas de financiamento, como o financiamento de proteção de monumentos dos estados federais, que podem oferecer apoio financeiro. Em muitos estados federais, são possíveis até 50 por cento dos custos elegíveis, com o objectivo de garantir a preservação e restauração destes impressionantes edifícios para as gerações futuras. Além disso, programas como a Fundação Alemã para a Proteção de Monumentos oferecem ajuda financeira para preservar a riqueza cultural da região.

A Schelfkirche não é apenas um local de culto, mas uma parte central do conjunto arquitetônico da cidade de Schwerin, Patrimônio Mundial. O prefeito Rico Badenschier (SPD) está confiante de que o patrimônio cultural será preservado com o apoio adequado porque: “Precisamos de um crescimento saudável em Schwerin”.

O caminho para a renovação é longo e repleto de numerosos obstáculos. No entanto, a cidade de Schwerin e os seus cidadãos estão determinados a preservar os seus tesouros culturais. A implementação bem sucedida do concerto beneficente é apenas o primeiro passo neste caminho.