O GMD Mark Rohde de Schwerin está deixando a cidade: show de despedida cheio de emoções!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mark Rohde, diretor musical geral da Staatskapelle Schwerin, se mudará para Würzburg em 2025. Seu concerto de despedida será em 12 de julho.

Mark Rohde, der Generalmusikdirektor der Staatskapelle Schwerin, wechselt 2025 nach Würzburg. Sein Abschiedskonzert ist am 12. Juli.
Mark Rohde, diretor musical geral da Staatskapelle Schwerin, se mudará para Würzburg em 2025. Seu concerto de despedida será em 12 de julho.

O GMD Mark Rohde de Schwerin está deixando a cidade: show de despedida cheio de emoções!

Mark Rohde, o popular Diretor Musical Geral (GMD) da Mecklenburgische Staatskapelle, deixará a cidade de Schwerin e trabalhará no Mainfranken Theatre em Würzburg a partir da temporada 2025/26. Esta etapa ocorre dois anos antes do término oficial de seu contrato e é vista com certa tristeza por ele e pelos integrantes da orquestra. Rohde apareceu em Schwerin no verão de 2020 e viveu uma inauguração fortemente influenciada pelas medidas Corona, que resultou numa espera de quase dois anos por um concerto totalmente ocupado. No entanto, ele conseguiu se estabelecer em Schwerin e permitir o florescimento do Teatro Estadual de Mecklenburg.

Seu concerto de despedida, o MeckProms, é intitulado “Fire, Lust for Life!” e acontecerá no dia 12 de julho em palco ao ar livre. Para este evento, Rohde montou uma programação variada, incluindo obras como a Suíte Peer Gynt, canções de Strauss, além de danças húngaras de Brahms e trechos de “Fledermaus”. Os bilhetes custam 39,50 euros e será interessante ver como o público reage a esta noite especial, até porque será a última aparição de Rohde na sua antiga terra natal.

Sucessos e desenvolvimentos em Schwerin

Durante seu mandato, Rohde deu passos significativos para enriquecer a paisagem cultural em Schwerin. Sob sua liderança, foi fundada a Academia de Orquestra, medida que foi elogiada por Hans-Georg Wegner, diretor geral do Teatro Estadual de Mecklenburg, como um grande benefício para a Staatskapelle. Esta academia pretende atrair jovens talentos para a orquestra e garantir o seu futuro artístico. Além disso, Rohde conseguiu melhorias significativas nas condições de ensaio, que são essenciais para a execução orquestral.

Rohde reflete com gratidão sobre sua passagem por Schwerin e enfatiza que desenvolveu uma conexão profunda com as pessoas e a cidade. “Sentirei muita falta de Schwerin e do público”, diz ele. No entanto, na discussão sobre o apoio financeiro, Rohde também aborda desafios, especialmente tendo em conta as medidas de austeridade no financiamento cultural, que são discutidas no relatório de financiamento cultural de 2024. Este relatório examina os gastos públicos com cultura na Alemanha, que têm estado sujeitos a flutuações específicas nos últimos anos.

Uma nova seção em Würzburg

Para Rohde, a mudança para Würzburg não é apenas uma partida profissional, mas também artística. Ele aguarda com expectativa as novas oportunidades que aí serão oferecidas, especialmente em termos de apresentação de mais óperas. A cidade tem uma longa tradição no cenário musical e Rohde se vê em condições de assumir a direção artística da Orquestra Filarmônica e dar ao Teatro Estadual um design contemporâneo.

Até sua mudança, Rohde cumprirá suas obrigações em Schwerin em diversas produções. Estes incluem obras modernas e clássicas, como as óperas “Strandrecht” de Ethel Smyth e “Dido and Aeneas” de Henry Purcell, bem como vários concertos, incluindo o concerto de Natal do Presidente Federal e o encontro na Catedral de Schwerin com obras de Schubert.

Por fim, Rohde deixou uma marca duradoura em Schwerin, e sua crítica mostra a harmonia existente entre ele e a orquestra. “A Staatskapelle não precisa renunciar”, enfatiza, “está em condições de jogar”. O relatório sobre o financiamento da cultura pública mostra que todos precisamos de uma centelha de esperança e de apoio para o futuro no domínio da cultura. E isso, diz Rohde, é importante para todos nós.

Para mais detalhes sobre a mudança de Rohde e suas atividades recentes em Schwerin, consulte Correio do Norte e Cultura MV. Para uma visão mais aprofundada da situação do financiamento cultural na Alemanha, o Relatório de Finanças Culturais 2024 seja de interesse.