O par de águias marinhas se move: novo ninho traz vida nova ao Prato!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um par de águias marinhas construiu um novo ninho em Plate depois que o antigo ninho causou cortes de energia. Anilhagem bem sucedida do pássaro jovem.

Ein Seeadlerpaar hat in Plate ein neues Nest errichtet, nachdem das alte Nest Stromausfälle verursachte. Erfolgreiche Beringung des Jungvogels.
Um par de águias marinhas construiu um novo ninho em Plate depois que o antigo ninho causou cortes de energia. Anilhagem bem sucedida do pássaro jovem.

O par de águias marinhas se move: novo ninho traz vida nova ao Prato!

No município de Plate, não muito longe de Peckatel, duas águias marinhas construíram um novo lar. Depois de se mudarem de um local problemático em um poste de energia onde ocorriam cortes regulares, eles construíram seu novo ninho em um poste de concreto resistente com dez metros de altura. Este ninho é feito de ramos de salgueiro e é o resultado de uma cuidadosa relocalização necessária para acabar com a interferência nas linhas de energia. A Wemag Netz AG solicitou esta realocação à Autoridade de Conservação da Natureza Inferior e recebeu a aprovação da cooperativa agrícola Plate, que também forneceu um local adequado para o novo mastro, relata Correio do Norte.

Em fevereiro, o novo ninho foi construído com material de nidificação adequado e logo depois o casal de águias marinhas conseguiu procriar com sucesso. Um jovem pássaro cujo nascimento encantou a todos foi recentemente preparado para anilhar. A pequena águia foi gentilmente trazida ao chão em uma bolsa de transporte para que nela fosse colocado um anel colorido com o número CR 69 e um anel individual de alumínio. Este toque foi documentado pelo centro de toque Hiddensee. A ave jovem, com cerca de três a quatro semanas de idade, é alimentada com carinho pelos dois adultos e fará a sua primeira grande viagem ao Senegal dentro de alguns meses, enquanto os adultos partirão para o sul em agosto.

Águias marinhas na Alemanha e seus habitats

O regresso das águias marinhas é um exemplo positivo de protecção das espécies na Alemanha. Há cerca de 100 anos, esta majestosa espécie de ave estava quase completamente extinta. Hoje já são mais de 1.000 casais reprodutores, o que foi possível graças a projetos abrangentes de proteção, como Funk alemã relatado. Na reserva natural Ueckermünder Heide, habitats adequados entre a floresta e a água oferecem condições ideais para aves de rapina. Anilhadores e gestores de área realizaram recentemente exames de saúde em jovens águias marinhas e anilharam 6 animais de 8 ninhos inspecionados.

A área de patrimônio natural da DBU cobre aproximadamente 9.500 hectares e contém grandes áreas de floresta e água que são atraentes para as águias marinhas. Aqui, a reumidificação e o desenvolvimento florestal quase natural promovem a biodiversidade e criam condições de vida ideais para aves de rapina e outras espécies animais. O objectivo a longo prazo é estabelecer uma floresta decídua mista com um elevado nível de diversidade estrutural e de espécies, a fim de proteger e expandir ainda mais o habitat.

Embora a população de águias marinhas tenha se estabilizado, também existem sinais de alerta na natureza. Algumas espécies, como os ouriços domésticos, estão sob pressão e necessitam de maior proteção. No entanto, a tendência positiva entre as águias marinhas continua a ser um vislumbre de esperança numa situação ambiental cada vez mais desafiadora.