Alerta de tempestade! A tempestade de outono Joshua traz rajadas de vento extremas ao norte da Alemanha
Alerta de tempestade no norte da Alemanha: A tempestade de outono “Joshua” traz vento forte, chuva e inundações. Tome cuidado!

Alerta de tempestade! A tempestade de outono Joshua traz rajadas de vento extremas ao norte da Alemanha
A tempestade de outono “Joshua” ainda sopra forte a tempestuosa no norte da Alemanha hoje. De acordo com o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), o furacão está a mover-se gradualmente sobre a Dinamarca, deixando para trás um caos de avisos meteorológicos que se estende de Schleswig-Holstein a Hamburgo. Como relata wa.de, o campo de tempestade tem a intensidade que os meteorologistas não esperavam e traz consigo rajadas de até 90 km/h.
A Agência Federal Marítima e Hidrográfica (BSH) emitiu um alerta de tempestade para a costa do Mar do Norte e a região do Elba. Um pico de enchente de até 3,9 metros acima do nível do mar é esperado no medidor St. Pauli, em Hamburgo, por volta das 19h04. O fator decisivo para os valores alarmantes são as chuvas iminentes, que farão com que o nível da água continue a subir, enquanto na área de Weser pode-se esperar um aumento de 1 a 1,5 metros, como relata ndr.de.
Avisos meteorológicos e restrições de trânsito
A situação climática é tensa. Esperam-se aguaceiros e chuvas fortes, especialmente na zona do Elba até Cuxhaven. Muitas ligações de transporte, especialmente o transporte aquático, já foram afectadas. O serviço de ferry entre Büsum e Helgoland, bem como a ligação Halunder Jet de Hamburgo a Helgoland foram descontinuados. No entanto, o serviço de ferry entre Föhr, Amrum e Dagebüll voltou parcialmente a funcionar, mas com ajustes de horário. O BSH salienta este facto e explica que as tempestades no outono são acontecimentos normais, embora as alterações climáticas tragam consigo novos desafios na proteção costeira.
A ADAC aconselha vivamente a evitar horários de pico nas estradas, especialmente nas autoestradas A7 e A1. Os alertas meteorológicos do DWD não incluem apenas rajadas, mas também alertam sobre possíveis cortes de energia, galhos quebrados e queda de árvores, causados pelas condições climáticas instáveis e anos de seca.
Um olhar para o passado e o futuro
O alerta de tempestade traz de volta memórias dos graves acontecimentos que atingiram a costa do Mar Báltico em Outubro de 2023. Naquela altura, houve centenas de milhões de prejuízos quando vários diques se romperam e inúmeras casas foram inundadas, como relatou deutschlandfunk.de. As tempestades são uma ocorrência regular na Alemanha entre outubro e abril, e o DWD informa que Hamburgo regista uma média de seis inundações deste tipo por estação. As alterações climáticas estão a aumentar o risco de tempestades e há muitas formas de se proteger aqui - desde a construção de diques mais elevados até medidas de protecção costeira baseadas na natureza.
Até agora, nenhum dano maior foi relatado nos eventos de hoje. No entanto, as autoridades instam as pessoas a terem especial cuidado nas zonas vulneráveis e a permanecerem no interior do país. A situação mostra mais uma vez como é importante preparar-se para tais eventos climáticos e levá-los a sério.