Stralsund: Peça doações para lembrar nossos mortos na guerra!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No outono de 2025, a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra iniciará uma campanha de arrecadação de fundos em Stralsund para promover o trabalho de memória.

Im Herbst 2025 startet der Volksbund Deutsche Kriegsgräberfürsorge in Stralsund eine Spendensammlung zur Förderung der Erinnerungsarbeit.
No outono de 2025, a Comissão Alemã de Túmulos de Guerra iniciará uma campanha de arrecadação de fundos em Stralsund para promover o trabalho de memória.

Stralsund: Peça doações para lembrar nossos mortos na guerra!

O outono está chegando e com ele começa tradicionalmente a coleta de doações da Comissão Alemã de Túmulos de Guerra. O evento de abertura em Stralsund ocorreu recentemente sob este lema. Este acontecimento deixou claro que os recursos financeiros à disposição da Volksbund estão longe de ser suficientes para manter o valioso trabalho de memória. Na verdade, os números falam por si: cerca de 17 milhões de pessoas morreram na Primeira Guerra Mundial e cerca de 50 milhões na Segunda Guerra Mundial, e a história destas perdas deve continuar a ser mantida viva. NDR relata que ...

A associação é apaixonada por projetos de memória. Desde 2005, o Volksbund administra um centro educacional e de encontro para jovens perto do cemitério de guerra de Golm, em Usedom. Lá, jovens de toda a Europa têm a oportunidade de lidar com a história e as consequências da guerra e da violência. Mas o apoio financeiro está estagnado e isto tem um impacto directo no trabalho educativo que caracteriza o compromisso da Volksbund. De acordo com a Volksbund bpb.de A associação depende principalmente de doações e realiza suas arrecadações anuais no outono.

Recursos escassos e cortes de pessoal

Os voluntários que andam pelas ruas de Stralsund com caixas de doações demonstram grande empenho, mas a pressão financeira é perceptível. A frustração pode ser encontrada entre os ajudantes, uma vez que a redução planeada de pessoal de 30 por cento durante os próximos cinco anos tem um impacto directo na motivação dos voluntários. Existem atualmente três funcionários permanentes e cerca de 60 voluntários trabalhando na associação regional Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. No entanto, muitos contratos são limitados devido à falta de fundos e já existem consequências negativas iniciais: o responsável pela educação despediu-se prematuramente, o que limita gravemente o trabalho educativo nas escolas e levou a uma gama reduzida de workshops.

O evento de Stralsund contou com a presença de um público diversificado, incluindo presidentes de câmara, voluntários e apoiantes proeminentes. A mensagem era clara: cabe também ao público fazer campanha por apoio financeiro à Volksbund. Porque sem fundos suficientes, o importante trabalho educativo histórico não pode ser continuado. Alto bpb.de, as instituições educacionais do Volksbund oferecem programas anuais sobre a cultura da memória, atingindo mais de 38 mil jovens.

Esperança para o futuro

Apesar da situação financeira tensa, há esperanças de soluções viáveis ​​para o futuro da Volksbund. Programas regionais ou apoiados pelo orçamento já foram estabelecidos em vários estados federais, alguns dos quais apoiam o financiamento de responsáveis ​​pela educação. Tais iniciativas poderão também abrir novas perspetivas para a Volksbund e tornar a oferta educativa mais diversificada e sustentável.

No âmbito dos projectos planeados para a juventude, jovens de sete países querem dar um exemplo de paz e memória em Rostock e Kühlungsborn. Tais iniciativas seriam essenciais para lidar com a história no futuro. A Volksbund continua a ser um interveniente central na preservação da memória e na sensibilização para as sepulturas - mas a sua continuação depende da disponibilidade da população para doar. Juntos, podemos esperar que o compromisso de recordar os caídos e de aceitar a história de guerra e violência da Europa encontre uma base sólida.