Os drones de transporte revolucionam a manutenção dos parques eólicos do Mar Báltico!
A RWE utiliza drones de transporte em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para entregas eficientes em parques eólicos offshore, garantindo economia de tempo e combustível.

Os drones de transporte revolucionam a manutenção dos parques eólicos do Mar Báltico!
Num desenvolvimento emocionante para o futuro das energias renováveis, a RWE anunciou o uso de drones de transporte em parques eólicos offshore. Esta tecnologia inovadora promete otimizar significativamente a manutenção e operação das turbinas eólicas. A RWE já demonstrou a viabilidade técnica dos drones em mais de 80 voos de teste em parques eólicos offshore, particularmente no Mar Báltico e no Mar do Norte. A empresa pretende expandir ainda mais o uso desses drones, dando um passo importante em direção à eficiência e sustentabilidade. De acordo com informações de NDR Os drones podem transportar até 10 quilos de carga e percorrer de forma autônoma distâncias superiores a 40 quilômetros em menos de 30 minutos.
O que isso significa para os técnicos no local? Ao utilizar drones de transporte, o tempo necessário para visitar as turbinas é reduzido em pelo menos 1,5 horas. Tradicionalmente, os navios precisam de pelo menos uma hora para chegar aos parques eólicos offshore. Esta poupança de tempo não só tem um impacto positivo na eficiência, mas também ajuda a reduzir o consumo de combustível dos navios e a reduzir a carga de trabalho dos técnicos.
Voos de teste de drones e seus sucessos
Os drones já demonstraram as suas capacidades como parte de um projeto piloto multifásico realizado pela RWE em colaboração com parceiros como Skyways, Skyports Drone Services e Ampelmann Operations. A última série de testes ocorreu na ilha de Rügen, onde um drone voou autonomamente mais de 40 quilômetros do porto de Mukran até o parque eólico offshore de Arkona e realizou um lançamento automatizado de carga. A RWE lançou assim a primeira série repetida de entregas Beyond Visual Line of Sight na Alemanha, um avanço significativo no uso da tecnologia drone para tarefas de logística offshore, como RWE relatado.
Um total de três séries de testes foram realizadas com sucesso em 2024 e 2025. Não são utilizadas apenas cargas úteis menores de até 4 kg, mas também transportes maiores de até 30 kg em voos de curta distância entre navios de serviço e turbinas eólicas. Estas implantações demonstram todo o potencial da tecnologia drone, particularmente em termos de otimização logística na manutenção e operação de parques eólicos offshore, como Aparafusado destaques.
O futuro da energia eólica offshore
A RWE opera atualmente um total de 19 parques eólicos offshore e tem mais quatro em construção. Nos seus esforços para expandir a tecnologia dos drones a nível global, a empresa não só quer tornar a operação dos parques eólicos mais eficiente, mas também aliviar a carga sobre os funcionários e reduzir significativamente o impacto ambiental da logística. Com um novo parque eólico offshore que deverá estar operacional até ao final de 2026, a indústria enfrenta tempos emocionantes. Entretanto, vários potenciais investidores reportaram ao administrador provisório de insolvência, o que significa que os salários dos funcionários permanecem seguros por enquanto.