Cadeira de rodas elétrica causa incêndio devastador em hotel em Zinnowitz
Em 4 de outubro de 2025, uma cadeira de rodas elétrica causou um incêndio em um hotel em Zinnowitz, Pomerânia Ocidental-Greifswald, deixando várias pessoas feridas.

Cadeira de rodas elétrica causa incêndio devastador em hotel em Zinnowitz
Na noite de sexta para sábado, 4 de outubro de 2025, ocorreu um incêndio devastador em um hotel em Zinnowitz, no distrito de Vorpommern-Greifswald, causado por um elevador elétrico de hospital. Como NDR Alegadamente, o fogo eclodiu em um dos quartos e se espalhou rapidamente. Cerca de 120 pessoas, incluindo crianças, foram afetadas pelo incidente.
Os dois corpos de bombeiros de Zinnowitz e Trassenheide, cada um com 13 camaradas, bem como sete equipes de resgate, estiveram rapidamente no local para apagar o incêndio. O dono da cadeira de rodas elétrica sofreu queimaduras e inalação de fumaça e precisou ser levado ao hospital. Graças à rápida resposta dos bombeiros, o incêndio foi contido, mas outras três salas ficaram inabitáveis devido aos gases de combustão e à água de extinção. O dano total estimado ronda os 100.000 euros. Os hóspedes nos quartos inabitáveis foram imediatamente acomodados em outro lugar, enquanto todos os demais puderam retornar após cerca de duas horas.
Dificuldades no combate a incêndios
Já houve uma grande operação do corpo de bombeiros em Zinnowitz na tarde de sexta-feira. Um incêndio na cozinha de um restaurante causou fumaça espessa e um cheiro acre no centro da cidade. Os funcionários do restaurante tentaram conter o incêndio com extintores, o que teve essencialmente sucesso, pelo que os bombeiros apenas tiveram de realizar trabalhos de extinção e medidas de ventilação. Como Jornal do Mar Báltico relatado, inicialmente não estava claro se havia algum ferido, mas os serviços de emergência foram chamados para garantir a segurança.
Causas do incêndio em foco
A investigação sobre as causas dos incêndios é realizada regularmente. O Instituto de Prevenção de Perdas e Pesquisa de Perdas de Seguradoras Públicas (IFS) publicou recentemente as estatísticas de causas de incêndio para 2023. Isto mostra que a eletricidade e o erro humano são as causas mais comuns de incêndio. Em 2022, foram realizadas cerca de 2.000 investigações de causas de incêndio, durante as quais foram examinados danos significativos em edifícios. As estatísticas são publicadas anualmente desde 2002 e fornecem informações valiosas sobre a melhoria da segurança contra incêndios, tais como FeuerTrutz resume.
Resta esperar que sejam retiradas lições de tais incidentes, a fim de podermos responder ainda melhor a possíveis riscos de incêndio no futuro e aumentar a segurança nas instalações afectadas.