Capitão Alwin Müller: Passeio de despedida no Mar Báltico com Vineta”!
O capitão Alwin Müller liderará a última viagem a Usedom em 27 de junho de 2025. 200 convidados o acompanham no “Vineta”.

Capitão Alwin Müller: Passeio de despedida no Mar Báltico com Vineta”!
No próximo domingo será romântico no Mar Báltico, porque Alwin Müller, o ex-gerente de operações da companhia marítima Adler-Schiffe, de 83 anos, estará pilotando o navio“Vineta”sua última excursão pela ilha. Müller molda os eventos em Adler-Schiffe há mais de 30 anos e conhece as águas como a palma da sua mão. O passeio, que durará mais de doze horas, promete não só vistas deslumbrantes, mas também informações emocionantes sobre a história e a cultura de Usedom.
O passeio começa na quarta-feira, 25 de junho, no cais de Heringsdorf e leva ao cais de Misdroy, na Polônia. Este cais, construído pelo ex-chefe de Müller, Sven Paulsen, com recursos próprios, se estende por cerca de 400 metros na água. Müller iniciou sua carreira marítima em 1961 como marinheiro e testemunhou inúmeras mudanças no transporte marítimo.
Uma vida para o transporte
Müller assumiu o cargo de capitão dos navios Adler já em 1994. Naquela época havia apenas um cais no cais de Ahlbeck. Muitos passageiros ficaram entusiasmados com as ofertas de isenção de impostos a bordo até que a adesão da Polónia à UE na década de 2000 secou esta fonte de rendimento. Apesar da sua reforma em 2013, Müller manteve-se empenhado e continuou a liderar passeios pelas ilhas, que foram sempre um sucesso total.
Com até 160 funcionários e uma frota de oito navios, Müller era responsável pela coordenação das operações. A segurança e as ondas sempre foram de grande importância para ele. Sua última viagem cobre impressionantes 170 quilômetros e destaca temas históricos como Santo Otto de Bamberg e as tradições marítimas da região.
Envio através dos tempos
A indústria marítima é de enorme importância não só para Usedom, mas para toda a economia global. Mais de 90% dos bens comercializados globalmente são transportados por navio. Em 2023, foram transportadas cerca de 268 milhões de toneladas de mercadorias na Alemanha, o que representa uma diminuição face aos anos anteriores, uma vez queEstatistarelatado. A maior empresa de transporte marítimo alemã é a Hapag-Lloyd, que transportou cerca de 12 milhões de contentores standard em 2023 e cujo EBIT foi superior a 17 mil milhões de euros no mesmo ano.
Os desafios da indústria não devem ser subestimados. Rotas complexas e grandes desvios fazem parte da vida quotidiana das companhias marítimas, que também têm de reagir aos actuais desenvolvimentos na protecção climática. As iniciativas internacionais visam tornar o transporte marítimo neutro para o clima até 2050. No entanto, esta mudança para combustíveis sustentáveis, uma questão fundamental para o futuro da indústria, está a ser adiada pelos elevados custos e pela baixa oferta.
Mais de 200 convidados são esperados na última viagem de Müller e ainda há ingressos disponíveis. Um novo capítulo está chegando ao fim para Alwin Müller, mas seu legado na navegação Usedom permanece. Os ilhéus e visitantes não esquecerão rapidamente este pioneiro marítimo.
Para mais informações sobre as ofertas da Adler-Schiffen, recomendamos dar uma olhada nas ofertas do grupo.