Merz promete Ponte Peene em Wolgast: A explosão de custos está causando inquietação!
O Chanceler Merz garante o financiamento da Ponte Peene em Wolgast. Os custos de construção ascendem a 500 milhões de euros.

Merz promete Ponte Peene em Wolgast: A explosão de custos está causando inquietação!
Durante a sua visita de gabinete a Schwerin, o Chanceler Friedrich Merz (CDU) assumiu um claro compromisso de continuar o projecto de construção da Ponte Peenestrom em Wolgast. O financiamento da continuação da construção, que faz parte do desvio planejado, foi oficialmente confirmado. Com um volume total de 500 milhões de euros, os custos de construção ultrapassam significativamente os 140 milhões de euros inicialmente estimados, o que é motivo de preocupação. [NDR].
A situação é complexa porque já existem atrasos na adjudicação de contratos causados por propostas mais elevadas das empresas de construção. O tráfego está parcialmente circulando no desvio, mas o núcleo da ponte ainda não foi construído. Esta moderna ponte suspensa poderia não apenas conectar melhor a Autobahn 20 com a ilha de Usedom, mas também aliviar a cidade velha de Wolgast dos constantes engarrafamentos.
Atrasos e ambigüidades
A conclusão prevista do desvio está prevista para o final de 2028, mas os especialistas já expressaram preocupações de que este prazo provavelmente não será sustentável. O prefeito Martin Schröter de Wolgast está insatisfeito com os atrasos que estão afetando o andamento do projeto. A Câmara de Comércio e Indústria de Neubrandenburg também critica a situação. O grupo parlamentar da CDU no parlamento estadual de Schwerin também está insatisfeito e culpa o ministro das Finanças, Lars Klingbeil (SPD), pelos problemas. Os políticos apelam à administração da construção rodoviária do país para avançar rapidamente com o processo, enquanto o Ministro da Economia, Wolfgang Blank (independente), confirma que estão actualmente em curso negociações com Berlim.
O governo federal deve tomar uma decisão nas próximas quatro semanas. As empresas ficam vinculadas às suas ofertas até ao final de novembro, o que aumenta a urgência.
A nova avaliação de viabilidade económica já está disponível em Berlim e parece continuar a justificar economicamente o projecto. No entanto, ainda não está claro quando o governo federal irá liberá-lo. A incerteza é perceptível para todos os envolvidos e leva a uma situação tensa que precisa ser esclarecida. Por último, mas não menos importante, o atual surto de gripe aviária em Sassen-Trantow significa que várias comunidades no distrito de Vorpommern-Greifswald têm de fornecer estábulos e zonas de proteção, o que contribui ainda mais para os desafios da indústria da construção.