Novo hotspot em Greifswald: Shams” abre com uma iguaria de falafel!
O novo restaurante “Shams” abre em Greifswald, enquanto o Edeka na OEZ está fechando temporariamente. Os debates políticos chegam ao conselho distrital.

Novo hotspot em Greifswald: Shams” abre com uma iguaria de falafel!
O centro da cidade de Greifswald tem uma nova atração culinária: o restaurante “Shams” abriu na Schuhhagen 8 e está trazendo uma lufada de ar fresco à gastronomia local. O operador Mohammad Aboukhaled, de 24 anos, estudante de engenharia mecânica, faz parte de uma equipa de estudantes que oferece falafel e legumes fritos e está sempre a tentar envolver outros colegas no seu jovem negócio. O endereço historicamente teve uma alta rotatividade de restaurantes, que vão desde vendedores de cachorro-quente até perfumarias e crepes. Como [ostsee-zeitung.de](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/vorpommern-greifswald/greifswald/neuer-gastrobetri eb-in-der-innenstadt-debatte-ueber-brandmauer-zur-afd-edeka-im-oez-schliesst-FHJNPCJYUVF6BPITQ3VPQ5CK4A.html) relata, Aboukhaled e sua equipe para quebrar essa tradição com sua oferta.
Graças ao crescente interesse pela cozinha mediterrânica saudável, o conceito de abertura de “Shams” parece ter caído em terreno fértil no momento certo. O apoio da CDU discutiu uma proposta da AfD no conselho distrital que prevê uma nova ponte para a ilha de Usedom. Estes desenvolvimentos políticos contribuem atualmente para a discussão na cidade, enquanto o novo restaurante traz uma lufada de ar fresco ao centro da cidade.
Mudanças no Bairro do Mar Báltico
Mas não são apenas as ofertas culinárias que mudam em Greifswald: a partir de 30 de outubro, o Edeka em Ostseeviertel (OEZ) também fechará temporariamente porque a operadora está se aposentando. O novo operador, Sven Schneider, que já dirige o Edeka no Gleis 4, está a planear uma nova gama para o centro comercial. Como observado por [ostsee-zeitung.de](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/vorpommern-greifswald/greifswald/neuer-gastrobetrie b-in-der-innenstadt-debatte-ueber-brandmauer-zur-afd-edeka-im-oez-schliesst-FHJNPCJYUVF6BPITQ3VPQ5CK4A.html), o fechamento continua acompanhado de novas mudanças gastronômicas na cidade.
A OZ lança também a nova newsletter “Zweitheimat”, que se destina a apelar aos interessados no Mar Báltico e que agora é publicada gratuitamente todas as semanas, às quintas-feiras, às 17h00. Principalmente em tempos de muitas mudanças, este boletim poderá ser uma bem-vinda fonte de informação para a população.
Produtos regionais em foco
Um projeto interessante também está sendo iniciado pelo sommelier de peixe André Domke: ele está planejando a maior lata de peixe do mundo, que não só divulgará os produtos regionais, mas também chamará a atenção para as vantagens da ilha de Usedom. A apresentação desta extraordinária lata terá lugar no dia 8 de novembro em Heringsdorf, onde também será decidido o recorde mundial. Como pode ser visto de [ostsee-zeitung.de](https://www.ostsee-zeitung.de/lokales/vorpommern-greifswald/greifswald/neuer-gastrobetrie b-in-der-innenstadt-debatte-ueber-brandmauer-zur-afd-edeka-im-oez-schliesst-FHJNPCJYUVF6BPITQ3VPQ5CK4A.html), este promete ser um evento emocionante para todos os amantes dos produtos regionais.
As mudanças culinárias e culturais em Greifswald ilustram a importância da oferta gastronómica, bem como dos desenvolvimentos políticos e sociais na região. Seja nos novos “Shams”, no próximo Edeka ou na apresentação das conservas de peixe – Greifswald está vivo e em mudança.