Gripe aviária ou não: o ganso de Natal está crescendo em Mecklenburg!
As vendas de ganso de Natal na Pomerânia Ocidental-Greifswald estão crescendo apesar da gripe aviária, das precauções de segurança e das vendas recordes no primeiro dia.

Gripe aviária ou não: o ganso de Natal está crescendo em Mecklenburg!
Na cooperativa agrícola Bartelshagen, perto de Marlow, a venda de gansos de Natal está a correr surpreendentemente bem, para alegria dos clientes. Apesar da atual ameaça da gripe aviária, os responsáveis relatam vendas recordes no primeiro dia de loja. Wilfried Lenschow, chefe da cooperativa, está otimista quanto à situação. Neste momento, cerca de 150 gansos são processados diariamente no nosso matadouro próprio, o que corresponde ao quadro organizacional. Devido às circunstâncias, não é possível abater mais animais de uma só vez. Os receios de um possível surto continuam elevados, razão pela qual as precauções de segurança na empresa foram drasticamente reforçadas.
A gripe aviária já teve impacto em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: três explorações avícolas no distrito de Vorpommern-Greifswald foram afetadas. Mas apesar dos sinais de alerta, a venda do ganso está atraindo compradores interessados e o ganso continua a ser um dos alimentos festivos mais populares quando se trata novamente da mesa festiva no Natal. A imagem dos gansos soltos é persistente e mantida para minimizar o estresse dos animais. Até agora, todos os cuidados foram tomados para manter a avicultura em funcionamento. De acordo com ndr.de não há impacto negativo nas vendas, o que representa uma reviravolta positiva para a indústria.
Alegria cautelosa em tempos incertos
No meio das circunstâncias desafiadoras da gripe aviária e dos elevados riscos de infecção que resultam da rápida propagação do vírus, o ganso assado continua a ser indispensável para muitos. Em todo o país, quase um milhão de animais de criação foram mortos preventivamente e quase 300 aves selvagens mortas foram consideradas portadoras do vírus. No entanto, a atual tendência de vendas em Marlow mostra que o entusiasmo pela ceia de Natal parece ininterrupto e muitas pessoas estão prontas para aproveitá-la.
A cooperativa agrícola decidiu manter a sua agricultura ao ar livre. Isto é feito com o desejo de oferecer aos animais o melhor bem-estar possível e evitar fatores de estresse. Para muitos consumidores, isso é muito importante. Afinal, você não quer apenas garantir que a comida seja apreciada, mas também garantir que os animais vivam em um ambiente apropriado para a espécie.
Tudo é feito com jogos e controles de segurança para manter estável a situação da empresa. Será que o destino da Bartelshagen difere do destino de outras empresas que sofrem muito com as consequências da gripe aviária? Será emocionante ver como serão as semanas restantes antes das férias.