185 crianças na Pomerânia Ocidental-Rügen: Ameaças alarmantes ao bem-estar infantil!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Pomerânia Ocidental-Rügen, mais de 700 crianças foram denunciadas por colocarem em perigo o bem-estar das crianças em 2023. Os números estão a aumentar de forma alarmante.

In Vorpommern-Rügen wurden 2023 über 700 Kinder wegen Kindeswohlgefährdung gemeldet. Die Zahlen steigen alarmierend.
Na Pomerânia Ocidental-Rügen, mais de 700 crianças foram denunciadas por colocarem em perigo o bem-estar das crianças em 2023. Os números estão a aumentar de forma alarmante.

185 crianças na Pomerânia Ocidental-Rügen: Ameaças alarmantes ao bem-estar infantil!

A situação em torno da protecção das crianças no distrito de Vorpommern-Rügen revela uma tendência preocupante. No ano passado, o gabinete de assistência social aos jovens recebeu 476 chamadas de emergência sobre possíveis ameaças ao bem-estar infantil, afectando 721 crianças. Isto é relatado pelo Jornal do Mar Báltico. É alarmante que em cerca de um em cada seis casos tenha sido identificado um risco agudo, que levou à acolhimento de crianças ou à elaboração de planos de protecção. As cidades de Stralsund e a ilha de Rügen, onde foram notificados a maioria dos casos, são particularmente afetadas.

Uma análise mais atenta dos números mostra que em 2023 um total de 185 crianças necessitavam e tiveram de ser retiradas das suas famílias. O número de pessoas atendidas aumentou de 169 em 2022 para 263 em 2023 – um desenvolvimento que aumentou significativamente a pressão sobre as instalações de ajuda e cuidados. Quase metade das crianças afetadas vem de Stralsund, enquanto um quarto vem da ilha de Rügen e do Noroeste da Pomerânia.

Visão geral do problema

De acordo com as últimas estatísticas da notícias diárias Houve também um aumento nas ameaças urgentes ao bem-estar das crianças num contexto em toda a Alemanha. Cerca de 69.500 crianças foram acolhidas em 2024, um decréscimo de 7% face ao ano anterior. No entanto, o número de pessoas atendidas por situação de perigo agudo aumentou 10%, o que representa cerca de 42% dos casos. Este aumento deixa claro que os desafios na protecção das crianças ainda são grandes e que muitos pais têm de lutar com exigências excessivas.

As razões pelas quais as crianças são levadas aos cuidados são variadas. Alto Destatis A exigência excessiva dos pais (25%) e a negligência (12%) foram as medidas de proteção mais comuns. O abuso físico (11%) e o abuso psicológico (8%) também aumentaram ligeiramente nos últimos anos.

  • Überforderungen der Eltern: 25%
  • Vernachlässigungen: 12%
  • Körperliche Misshandlungen: 11%
  • Psychoische Misshandlungen: 8%

No âmbito das medidas de proteção, a duração média é de 62 dias, embora existam grandes diferenças. No caso de autorrelatos, a medida geralmente termina mais rapidamente do que no caso de ameaças agudas. Na maioria dos casos, as crianças afectadas são colocadas em instalações especiais para que possam receber melhor cuidados.

É claro que existe uma necessidade urgente de acção em muitas áreas no domínio da protecção da criança. O declínio nas colocações globais, em grande parte impulsionado por um declínio nas chegadas não acompanhadas do estrangeiro, não deve obscurecer o facto de muitas crianças continuarem a necessitar de apoio urgente.

No geral, a questão de pôr em perigo o bem-estar das crianças é altamente actual e exige um maior debate e medidas que possam proporcionar estabilidade a longo prazo e melhorar de forma sustentável a situação das crianças afectadas.