Problemas críticos de linguagem: Uma em cada quatro crianças em MV tem dificuldades antes de entrar na escola!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os alunos que iniciam a escolaridade na Pomerânia Ocidental-Rügen enfrentam cada vez mais problemas linguísticos, também por razões sociais. Dados e recomendações mais recentes.

Schulanfänger in Vorpommern-Rügen kämpfen zunehmend mit Sprachproblemen, auch aus sozialen Gründen. Neueste Daten und Empfehlungen.
Os alunos que iniciam a escolaridade na Pomerânia Ocidental-Rügen enfrentam cada vez mais problemas linguísticos, também por razões sociais. Dados e recomendações mais recentes.

Problemas críticos de linguagem: Uma em cada quatro crianças em MV tem dificuldades antes de entrar na escola!

Há notícias alarmantes em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: uma em cada quatro crianças tem dificuldades linguísticas quando começa a escola. De acordo com uma avaliação actual dos exames de admissão escolar, cerca de um terço dos alunos que iniciam a escolaridade nesta região apresentam problemas linguísticos. O Mecklenburg Lake District é particularmente afetado, onde os números são ainda maiores. Existem recomendações oficiais aqui que sugerem que as crianças com atraso no idioma deveriam começar a escola um ano depois. Muitas crianças recebem apoio fonoaudiológico antes de começarem a escola ou recebem recomendação para tais tratamentos. Em ambientes sociais menos privilegiados, o risco de problemas de linguagem é particularmente elevado, como relata ndr.de.

Quais são as causas para isso? Os pais de meios educacionais desfavorecidos muitas vezes não dispõem dos recursos necessários para promover o desenvolvimento da linguagem dos seus filhos. O uso excessivo da mídia também pode desempenhar um papel. Muitas pessoas que iniciam a escola têm dificuldade em pronunciar sons, têm dificuldade em formar frases mais longas e têm problemas em ouvir ou contar. Os exames de admissão escolar também parecem muitas vezes imprecisos, especialmente para crianças que falam alemão como segunda ou terceira língua.

O papel das creches

As creches desempenham um papel crucial no desenvolvimento da linguagem. No entanto, o sucesso destas medidas depende muito da qualificação dos educadores e do tempo de oferta de apoio. Em muitos casos, estão disponíveis creches especializadas em idiomas que cuidam especificamente de crianças com problemas de linguagem.

Sabe-se também que os meninos têm muito mais probabilidade de ter problemas de fala do que as meninas. Isto também pode ocorrer porque as famílias socialmente desfavorecidas muitas vezes correm um risco maior de comprometimento do desenvolvimento da linguagem. As crianças oriundas da migração, em particular, apresentam frequentemente perturbações da fala, da linguagem ou da voz e, por isso, devem receber apoio especial.

Os relatórios atuais da companhia de seguros de saúde Barmer mostram que o número de crianças e jovens com problemas de linguagem em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental continua a aumentar. Por exemplo, em 2023, cerca de 15% das crianças em Schwerin foram adiadas. O médico explicou que em muitos lugares os pais estão cada vez menos confiantes nos seus filhos, o que torna toda a situação mais difícil. No entanto, a utilidade de possíveis tratamentos e medidas de apoio deve ser sempre discutida com especialistas como médicos ou fonoaudiólogos. Aqui, o Gesundheitsinformation oferece informações úteis para apoiar os pais nessas discussões.