De Pequim a Grimmen: violoncelista inspira na escola de música da Pomerânia Ocidental
Um violoncelista de Pequim encontra o emprego dos seus sonhos em Grimmen, na Pomerânia Ocidental-Rügen, e enriquece a paisagem musical com paixão.

De Pequim a Grimmen: violoncelista inspira na escola de música da Pomerânia Ocidental
Em Grimmen, Xinliang Hu, de Pequim, de 43 anos, encontrou o emprego dos seus sonhos como professor de violoncelo. Depois de trabalhar em várias cidades alemãs como Rostock, Mannheim e Braunschweig, estabeleceu-se na Pomerânia Ocidental. O apaixonado músico é hoje gerente regional da escola distrital de música, onde trabalha junto com Volkmar Doß. “A paixão pela música sempre me acompanhou”, diz Hu, que tocou em diversas orquestras durante anos e descobriu aulas online durante a pandemia.
O seu percurso levou-o da Universidade de Música e Teatro (HMT) de Rostock, onde obteve o seu mestrado em 2013, até às atuais instalações da escola de música em Grimmen. Ele mora em Rostock com sua família – um compositor e uma criança pequena – e viaja 70 quilômetros até Grimmen todas as semanas. As grandes instalações da orquestra, em particular, tornam a cidade atraente para Hu. Ele vê Grimmen como um “reduto para instrumentos de sopro”.
Música para todos – uma verdadeira paixão
O objetivo da escola distrital de música é tornar a educação musical acessível a todos. As ofertas incluem aulas experimentais gratuitas, educação musical precoce e comícios de instrumentos. A escola de música ensina atualmente cerca de 1.200 alunos em Grimmen, Bergen auf Rügen e Ribnitz-Damgarten e organiza mais de 100 eventos anualmente. O palestrante da Schmidt, Hu, enfatiza particularmente as vantagens de tocar violoncelo: “O violoncelo promove o desenvolvimento e a criatividade das crianças”.
A escola de música oferece uma vasta gama de cursos que podem ser reservados por apenas 15 euros por mês. Hu está orgulhoso de que a educação musical na Alemanha seja muito mais acessível em comparação com a sua China natal. “Aqui você é imediatamente integrado à comunidade e tem muitas oportunidades de experimentar música”, explica.
Uma olhada nos arredores
Em seu tempo livre, Hu explora regularmente a região de Grimmen. Já visitou o zoológico, a caixa d'água e o mercado e gosta de descobrir os belos recantos da cidade com a família. No que diz respeito à gastronomia, desenvolveu uma preferência por pratos alemães, com destaque para rolinhos de peixe, currywurst e uma cerveja gelada para acompanhá-los.
No dia 11 de novembro, Hu estará presente no desfile do Dia de São Martinho em Grimmen com seus alunos e a orquestra de sopros de Grimmen. Sua paixão pela música e seu compromisso em oferecer educação musical fazem dele uma parte valiosa da comunidade.
A música está viva e Hu dá-lhe vida onde quer que toque. Seja em Rostock ou Grimmen, seu amor pela música é um fio condutor em sua vida.